“ o homem VIVE COMO SOMBRA, em vão se atormenta , ajunta riquezas, sem sabem quem as levará” Salmos 39.6
“ Quem sou eu?” , pode parecer uma pergunta simples, porém, creio que seja a mais complexa que um ser humano tenha que responder.
E já reparou que sempre que somos confrontados com ela, quase sempre a respondemos nos definindo pela nossa profissão, cargos, papeis, funções e até por aquilo que possuímos?
Por exemplo: quem é Bill Gates? Um dos homens mais ricos do mundo, dono da multinacional Microsoft (aproveitando: pô Bill, o Windows 7, tá me decepcionando!), um grande homem de negócios! Mas, será que nos faz conhecer realmente quem é Bill Gates? O SER HUMANO Bill Gates?, o INDIVIDUO Bill Gates?, claro que não!
Este foi apenas um dos muitos exemplos que eu poderá usar para mostrar, como nós, SERES HUMANOS estamos nos esvaziando de nossa importância e valor como SERES HUMANOS e nos tornando pura e simplesmente SOMBRAS de objetos, títulos, cargos, funções, sistemas. “ ...O HOMEM VIVE COMO SOMBRA...” Salmos 39.6 a Bíblia não poderia ser, não apenas, verdadeira, mas também, tão contemporânea!
O que é uma sombra? É uma coisa sem sentimentos, vontade própria; que não possui princípios nem valores; ALGO SEM VIDA PRÓPRIA; apenas simples projeção fria, vazia e manipulável de um outro ser... e não é assim que muitos tem vivido nos dias atuais? Quantas jovens têm sido vitimas da anorexia, por terem se tornado uma mera sombra de um padrão de beleza, em detrimento de sua saúde? Quantos casamentos e relacionamentos com filhos tem sido destruídos, por que indivíduos se tornaram meras sombras de sua carreira profissional? Quanta gente tem se esvaziado de sua importância e valor como ser humano por ter se transformado em uma sombra patética do dinheiro e dos bens materiais?
E ainda nos perguntamos por que tanto desamor, insensibilidade, assassinatos a sangue frio, políticos sem consciência, desigualdades sociais, traições, por que parece que não podemos confiar mais em ninguém etc...eu te respondo: é exatamente isso que acontece quando nos esvaziamos dos nossos princípios e valores humanos, éticos, morais, espirituais; é isso tudo o que acontece quando vendemos todo nosso valor, dignidade,respeito, importância como seres humanos, criados a imagem e semelhança do Nosso Criador, por qualquer “prato de lentilha” como fez Esaú, para ter vantagens e prazeres passageiros, e deixamos de SER humanos para ser sombras frias, vazias, sem vida própria, manipuláveis e infelizes, das coisas materiais que tanto idolatramos.
Antes que me acusem de “humanista”, quero dizer que Cristo veio a este mundo também devolver a dignidade, importância, e o verdadeiro valor à vida humana: “... não é a vida mais importante que o alimento, e o corpo mais importante que as roupas?...”, Mateus 6.25, “... a vida de um homem não consiste na quantidade de bens que ele possui...” Lucas 12. 15.
Portanto, sejamos GENTE, não SOMBRA de coisas, vivamos dando o valor, a importância, a dignidade a vida que o Nosso Criador nos deu ao nos criar a sua imagem e semelhança.
Caro leitor, não deixe que sua vida seja COISIFICADA! Seja HUMANO, não SOMBRA de coisas!
E se sabemos destas verdades, que tal agora, irmos e praticarmos?
Que Deus te ajude e abençoe!
André Senhorino.
P.S. : UM RECADINHO PARA AS MÃES: mães por favor, eu sei que é com boa intenção, mas parem de falar para os seus filhos: - filhos estudem para SER ALGUÉM na vida. Queridas, ALGUÉM, eles já são! E alguém importante.
POIS É PRECISO SER ALGUÉM PARA APRENDER E PARA FAZER BOM USO DO QUE FOI APRENDIDO. Entenderam?
Nenhum comentário:
Postar um comentário