terça-feira, 26 de julho de 2011

OUVINDO A VOZ DE DEUS.





"Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve". I SAMUEL 3.10.


Na radio onde trabalho, recebo a ligação de muitos ouvintes, alguns deles elogiando a programação de nossa emissora usam expressões "hiperbólicas" do tipo: " eu ouço a radio 24 horas por dia!", eu fico feliz, por saber que temos pessoas que nos dão ouvidos por horas a fio!
E diante disso, fico pensando : damos ouvidos a tantas coisas, muitas até mesmo boas, como a nossa rádio, porém, e Deus? damos ouvidos a Ele?
Em I Samuel capitulo 3 lemos o relato da chamada do profeta Samuel. Ante a voz da chamada divina ele, ainda criança, responde de maneira simples e direta: " fala Senhor, pois o teu servo ouve".
Esta é a disposição que Deus espera de cada servo, de cada filho seu. Uma disposição de ouvir, de obedecer.
Creio que nada irrite e entristeça mais a Deus que a desobediência, o "ouvido fechado" a voz de Deus.
É o próprio profeta Samuel que fala ao decadente rei Saul em I Samuel 15.22: " Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros".
Deus preza pela obediência, mas como fez o rei Saul, constantemente queremos substituir a obediência, por ofertas, rituais, jejuns etc, colocamos a obediência como coisa secundaria, como algo "substituível". E não é bem assim.
Em Jeremias 6.10 Deus, através do profeta, testifica contra seu próprio povo dizendo: "A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa, e não gostam dela".
O que seriam "ouvidos incircuncisos"? , a circuncisão era o sinal do pacto, do compromisso do povo com o seu Deus, "ouvidos incircuncisos", são ouvidos fechados, sem uma aliança, sem um compromisso de ouvir, de obedecer a voz, a Palavra de Deus.
Será esta a nossa atitude para com Deus?  temos tido "ouvidos incircuncisos", ou como o jovem Samuel, sempre nos apresentamos ao Senhor, com uma atitude de ouvir , de obedecer a Deus, dizendo: "fala Senhor, que o teu servo ouve"?
Obedecer é melhor que sacrificar. Abramos os ouvidos e ouçamos a voz de Deus.
Que Deus te abençoe.

André Senhorino.


Um comentário: