quarta-feira, 10 de outubro de 2012

LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE - LIÇÃO 8



LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE-LIÇÃO 8

"VOCÊ NÃO É O JUIZ".


"Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?
Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. 
Mateus 7:1-5

Olá amados! chegamos ao capitulo sete de Mateus, e hoje iremos estudar sobre um tema controverso: julgar o próximo.
Jesus começa este capitulo dizendo: "não julgueis para que não sejais julgados", sim, porque somos pecadores e sujeitos as mesmas penas que o nosso próximo e o juiz é Deus. Mas, e se um irmão esta em pecado? por exemplo, esta adulterando, cometendo furto, envolvido em corrupção etc... devo fazer "vista grossa" e não tomar nenhuma atitude?
Bem, analisemos o texto: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês".v.1,2
Jesus aqui nos diz que devemos evitar julgar o próximo porque: "Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês" no livro de Tiago 2.13 lemos: "porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!" este texto nos dá uma luz a mais para entender que Jesus ao dizer "não julgueis" não esta dizendo que devamos fazer vista grossa para os pecados alheios (por que muitos utilizam este texto para justificar a continuidade de uma pratica pecaminosa sua e de outrem) mas que devemos ter uma atitude de misericórdia ao tratar do erro alheio, pois se o nosso juízo for sem misericórdia, também receberemos este mesmo tipo de juízo.
Nos versículos 3,4 o Mestre diz:"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?" Creio que o Mestre esta ao dar este ensino, Ele quer nos dizer: você ao reparar no pecado (cisco no olho) do seu irmão você o faz com qual intenção? o nosso grande problemas ao lidar com os pecados alheios é que constantemente agimos, como diz o apostolo Tiago, como "juízes movidos por maus pensamentos" (Tiago 2.4), o próprio Cristo era vitima constante dos escribas e fariseus com seus juízos movidos por maledicências e preconceitos.
Mas, então, devemos ou não julgar?
no versículo 5 Jesus diz:"Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão". o Mestre aqui não diz que eu não posso tirar o cisco do olho do meu irmão, pelo contrario, mas Ele ensina que antes que eu tire o cisco do olho do meu próximo, eu precisarei estar com a visão clara, desembaraçada para poder faze-lo.
Falando isso em termos claros: se eu noto que um irmão esta em pecado, devo primeiro analisar como esta minha própria vida, qual é a minha intenção: ajudar a ergue-lo novamente ou é só o prazer de julgar por julgar para destruí-lo de vez? eu estou em condições de analisar "ver claramente" a situação ( o cisco no olho) do meu irmão, ou tem uma "viga" (maledicência, preconceitos etc) embaçando meu entendimento?Por isso, a Palavra de Deus, nos ensina em Gálatas 6.1:"Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado". 
Irmãos, nós não somos o juiz, cabe a nós diariamente estar analisando como esta nossa vida, com esta nossa visão espiritual, para que se um dia nosso próximo cair em pecado, possamos ir até ele não como "juízes movidos por maus pensamentos", porém, com o mesmo espirito misericordioso de Cristo, procurando restaura-lo a santidade com mansidão e amor.
Que a graça e a misericórdia de Cristo esteja com todos!
André Senhorino.

AMANHÃ CONTINUAMOS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário