sexta-feira, 30 de novembro de 2012
CARATER CRISTÃO X REPUTAÇÃO RELIGIOSA
CARÁTER CRISTÃO X REPUTAÇÃO RELIGIOSA.
E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
Lucas 18:9-14
Segundo o dicionario da língua portuguesa a palavra "reputação" significa: Fama; renome; Conceito; opinião pública, favorável ou desfavorável.
No texto que trazemos hoje de Lucas 18, vemos a historia de dois personagens com reputações opostas: um fariseu e um publicano.
O fariseu tinha a imagem publica, ou a reputação de ser um religioso zeloso, fervoroso, santo, homem de Deus acima de qualquer suspeita, alguém com intimidade com Deus, com uma autoridade espiritual inquestionável, um "grande homem de Deus", esta era a sua reputação perante a sociedade da época.
No outro extremo vemos o publicano, que era um funcionário publico responsável pela coleta de impostos a serviço de Roma, e cujo a reputação perante a sociedade era das piores possíveis: corrupto, ladrão, desonesto, traidor, pecador da pior especie, esta era sua reputação.
Porém, no final do texto Jesus declara que o publicano sai do templo justificado, ou seja, considerado justo diante de Deus e não o fariseu, o "santo homem de Deus"! como pode ser isto?
Bem, o que aconteceu com o fariseu é o que acontece com muitos de nós ainda hoje: nos preocupamos em criar uma "reputação religiosa" para ser admirada e aplaudida pelos homens e nos esquecemos que Deus nos conhecemos como REALMENTE nós somos.
Sim, por que reputação, como vimos na definição da palavra, é a imagem, ou a opinião publica que as pessoas tem ao nosso respeito e que pode condizer com a realidade ou não; agora CARÁTER É O QUE REALMENTE NÓS SOMOS, e é isto o que Deus enxerga em nós. Em I Samuel 16.7 b lemos: "...porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração". ao contrario do que pensava o fariseu em sua oração, Deus não se impressiona com as coisas que fazemos para criar uma imagem, uma reputação religiosa para ser admirada por outros, o Senhor quer ver em nós um caráter cristão verdadeiro.
Em Gênesis 4.4,5 a Bíblia diz que : "...O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,mas não aceitou Caim e sua oferta". aqui vemos que o Senhor aceitou a oferta, o culto por que antes aprovou o caráter do ofertante, e só rejeitou a outra oferta porque antes analisou e reprovou a intenção, o coração, o caráter do ofertante, assim sendo, antes de Deus ver nossas obras Ele enxerga primeiro o que esta em nosso coração, qual é o nosso caráter.
infelizmente vivemos num mundo de aparências onde a beleza é cultuada, onde o marketing, a publicidade é idolatrada, e parece que como cristãos muitas vezes compramos estas idéias, esta cultura secular e queremos construir uma vida cristã, ou pseudo cristã, e até uma "comunhão com Deus" pautada por estes valores pervertidos.
A Palavra de Deus porém nos ensina que Deus justifica, ou considera justo perante Ele, não aquele que criou uma falsa imagem, uma falsa reputação religiosa para ser vista e admirada pelos homens, mas aquele que se humilha perante Deus, reconhece sua indignidade como pecador, busca como objetivo maior a glória de Deus e não a sua própria e tem um coração sincero, verdadeiro para com Ele, ou seja, o CARÁTER DE UM GENUÍNO CRISTÃO.
Caráter cristão ou falsa reputação religiosa? o que você tem?
Meu irmão, de nada adiantará passar uma vida inteira tendo a admiração e aplausos dos homens e ao final dela ouvir do Autor da Vida: " Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!". Mateus 7.23, então busque a aprovação de Deus e não apenas o aplauso dos homens.
André Senhorino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário