quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DITADURA PASTORAL

DITADURA PASTORAL.



"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;
nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho". 
1 Pedro 5:2-3

Dia desses conversando com um amigo meu sobre o quadro politico da America do sul, dizia a ele sobre minha preocupação com alguns países de nosso continente que parecem esta gostando de viver sob uma ditadura. Ao desenrolar da conversa, comentamos também sobre algumas igrejas que, igualmente, também parecem gostar de viver sob uma ditadura pastoral.
Mas, como saber se uma igreja é dominada por um pastor ditador?
Bem, vamos a Palavra de Deus! em I Pedro 5.2,3 lemos : "Apascentai o rebanho DE DEUS "  o pastor dever sempre ter a consciência que  o rebanho NÃO É DELE, MAS PERTENCE A DEUS. O pastor é apenas um mordomo que cuida do que pertence ao Senhor, essa é a postura do verdadeiro pastor. Já o pastor ditador acha que pode ser o "dono da igreja".
O texto também diz: "Apascentai...não por força, mas espontaneamente SEGUNDO A VONTADE DE DEUS" o pastor deve pastorear SEGUNDO A VONTADE DE DEUS, NÃO A SUA. A característica marcante dos pastores-ditadores-donos de igreja é que sua própria vontade é lei e não se importam com a vontade de Deus. 
A Palavra de Deus também diz que o pastor não deve pastorear "por torpe ganância, mas de boa vontade; ", infelizmente em nossos dias esta tem sido outra característica marcante de pastores donos de igreja: a torpe ganancia. A grande verdade é que muitos que estão ocupando os púlpitos de muitas igreja hoje, não estão servindo ao Senhor Deus, mas ao deus mamom. Pois, ditadura e ganancia andam de mãos dadas.
Finalmente, o verso 3 nos diz: "NÃO COMO DOMINADORES sobre os que vos foram confiados, mas SERVINDO DE EXEMPLO ao rebanho ". 
A Bíblia ensina que o pastor separado e ungido por Deus conduz o rebanho PELO EXEMPLO, NÃO PELA FORÇA. Vejo muitos ministros hoje que seguem a velha politica do "façam o que eu digo; só não façam o que eu faço", seguem o exemplo daquilo que Jesus criticou nos escribas e fariseus: "Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los". Mateus 23.4.  Vivemos, infelizmente, em nossos dias uma ditadura pastoral que faz da vontade dos pastores sua lei, suas palavras ordens irrevogáveis , porém, sem nenhum exemplo de vida positivo para ser seguido.
Se você, meu irmão, quer saber se esta sendo pastoreado por um ditador, é só meditar no que a Palavra de Deus nos mostra sobre o verdadeiro pastorear nestes dois versículos.
Que Deus vos abençoe!

André Senhorino.


Um comentário:

  1. É pastor se o Senhor tivesse falando aqui como ganhar dinheiro como fazer um empreendimento Talvez o senhor já teria centenas de comentários mas como o senhor é claro e objetivo e comenta só o que está na Bíblia ainda não teve nenhum né mas glória a Deus Pastor pelo seu entendimento da palavra

    ResponderExcluir