NOVO NASCIMENTO NÃO É OBRA HUMANA!
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus".
João 1:12-13
Certa vez conversando com minha esposa sobre salvação ela me disse que não entendia o porquê muitos que se decidem por Cristo não permanecem no Evangelho.
Meditando sobre isso, o Espirito Santo me trouxe a mente estes versículos do Evangelho de João capitulo 1: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus". a Palavra de Deus aqui não deixa nenhuma duvida de que o nascer de novo é obra exclusiva da ação de Deus na vida do homem perdido.
Em Tito 3:4-5 lemos: "Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,
não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo..."
A Palavra de Deus nos deixa bem claro que não existe conversão sem o novo nascimento, e este novo nascimento é obra exclusiva de Deus e não pode ser produzida por nenhum esforço, disciplina ou estratégia humana.
E creio que este seja o grande problema que a igreja moderna tem enfrentado: achar que pela persuasão ou "estrategias" podemos operar em alguém a obra do novo nascimento.
Vemos em nossas igrejas multidões de crentes carnais, milhares de pessoas que um dia "se decidiram por Cristo" e abandonaram a igreja e voltaram as suas velhas praticas carnais, tudo isso fruto da falta de compreensão por parte da igreja que conversão, que novo nascimento não pode ser produzido pela vontade do homem, mas pela vontade, pela ação de Deus, pelo "lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" .
Precisamos, a luz da Bíblia e do Espirito Santo, compreender que ninguém será convertido ou nascerá de novo só porque "decidiu" fazer isso, mas por que o Espirito santo o convenceu do pecado (João 16.8), por que foi a Cristo por permissão do Pai(João 6.65) por que nasceu de novo pela vontade do Pai (João1.13) e pelo "lavar regenerador e renovador do Espírito Santo" .
André Senhorino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário