sexta-feira, 5 de abril de 2013

SAL DA TERRA OU ESTATUAS DE SAL?


SAL DA TERRA 
OU 
ESTATUAS DE SAL?


"Vocês são o sal da terra...". Mateus 5.13  "...mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa estatua de sal". Gênesis 19.26


Cada vez que estudo a palavra de Deus me impressiono com a maneira de como ela se complementa e como ela é uma fonte inesgotável de ensinamentos.
Lendo Mateus 5, ao meditar no verso 13 onde Jesus declara: "vocês são o são da terra", logo me veio a mente a passagem da mulher de Ló em Gênesis 19 onde no verso 26 declara que ao fugirem de Sodoma, ela desobedece a ordem divina e olha para trás e é transformada numa estatua de sal.
O paralelo entre estes dois textos nos traz uma grande lição.
Nós somos feitos em Cristo "sal da terra", para influenciar positivamente outras vidas, deter a podridão moral e espiritual, colocar "gosto", "sabor" em outras vidas.
No entanto, assim como a mulher de Ló estava com seu coração voltado, não para salvação que lhe era oferecida, mas para Sodoma, muitos que se dizem cristão hoje estão com seus olhos e corações voltados, não para a eternidade, mas para a "Sodoma" desta terra.
E por isso, quantos, chamados cristãos, por estar com seus corações arraigados em conceitos e valores terrenos e mundanos, ao invés dos conceitos e valores eternos, estão sendo "estatuas de sal" e não "sal da terra" como deveriam ser.
Vamos pensar: 
Cristo nos chamou, não para inercia, mas para ação!
Ser sal da terra é ser dinâmico, é sentir, é agir. Ser sal é amar ao próximo e se compadecer do perdido e agir em favor deles! é estar com os olhos e o coração voltados para a eternidade e sendo influência positiva neste mundo.
Por outro lado, estatuas não falam, não pensam, não se movem, não sentem. Em suma, não existe ação e emoções numa estatua.
Muitas vezes, nós que nos chamamos cristãos, ante o estado de perdição e as carências deste mundo, nos parecemos mais com estatuas de sal inertes, frias, insensíveis, do que com sal da terra.
O que você é? sal da terra, para influenciar, se compadecer e agir em prol do próximo e do Reino de Deus ou é uma estatua de sal inerte e insensível ao Reino de Deus e ao próximo?

André Senhorino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário