quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CONVERSÃO: TRANSFORMAÇÃO OU ADAPTAÇÃO?

TRANSFORMAÇÃO...

"Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:
"Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "?
Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos".

OU ADAPTAÇÃO?


"Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne". 
Colossenses 20.20-23.



Na natureza existem duas criaturas que são muito interessantes. 
o primeiro, é a borboleta, este bicho começa a vida como uma lagarta, um ser rastejante, e  após passar por uma metamorfose transforma-se em um lindo ser voador. O segundo animal que me impressiona é o camaleão por sua capacidade adaptar sua pigmentação ao ambiente onde se encontra.
apesar de serem dois animais fantásticos, eles tem uma grande diferença: a borboleta começa como um animal e evolui para um outro completamente diferente. o camaleão, por sua vez, apesar da capacidade de mudar sua cor e se camuflar no ambiente, continua a ser o mesmo animal.
Estes dois seres da natureza ilustram muito bem dois tipos de crentes que existem em nossas igrejas: aquele que é transformado, e aquele que é, digamos, "adaptado" ao evangelho.
O que quero dizer com isso? a Bíblia nos diz em II Corintios 5.17. :" aquele que esta em Cristo nova criatura é..", ou nova criação. O crente que salvo por Cristo é regenerado ( ou "gerado de novo" ) , é nascido de novo (João 3.3-8), ou seja a conversão é uma obra sobrenatural de Deus na vida do ser humano, que opera neste uma mudança radical espiritualmente e humanamente falando.
No entanto, a realidade em muitas igrejas hoje, é que parece que este conceito bíblico de conversão, de salvação tem sido esquecido, e tem sido implantado um modelo que joga toda responsabilidade e mérito da conversão, da salvação nas virtudes, potencialidades e esforços humanos.
Com isso quero dizer que ser convertido, ou salvo, no conceito de muitos hoje, é seguir uma "cartilha" do que pode ou não pode fazer, de cumprir obrigações religiosas( ir a igreja, dar o dizimo, orar etc) , falar como crente, se vestir como crente etc... ou seja, estamos baseando todo um conceito de "salvação" em parâmetros subjetivamente humanas. 
Segundo este conceito, a salvação não passa de algo meramente humano, sem nenhum fator sobrenatural.
Creio que fosse este tipo de conceito sobre salvação que Paulo combatia em sua época. Influenciados por alguns crentes que tinham idéias  judaizantes, muitos crentes de Colossos começaram a crer em uma doutrina de salvação baseada em obras humanas, em rituais, em esforços, em aparências de religiosidade, em "não toque, não prove, não manuseia". Colossenses 2.21, uma salvação baseada em "severidade com o corpo". v.24, porém, que "não têm valor algum para refrear os impulsos da carne", ou seja, o pecado continua a ter domínio sobre esta vida, a alma ainda não foi regenerada.
Infelizmente, muitos hoje que "viraram crente" ou "entraram para igreja", se adaptaram as idéias e conceitos evangélicos, adaptaram as normas e rituais evangélicos, se vestem como evangélico,  falam como evangélico, pensam como evangélicos, foram "adaptados", porém, não transformados em nova criatura por este evangelho.
A Bíblia nos deixa claro que não somos salvos por esforços, rituais ou por cumprirmos obrigações religiosas, mas pela graça de Deus, através de Cristo Jesus (Efésios 2.8), Ele nos transforma em "novas criaturas", "tudo se faz novo" (II Corintios 5.17), isto é conversão, isto é salvação.
Precisamos urgentemente entender que a transformação operada pela salvação em Cristo não é a mudança de cor do camaleão, mas a metamorfose da borboleta.Pois o camaleão muda de cor, mas continua o mesmo animal.a lagarta porém, uma vez transformada em borboleta será borboleta para sempre.
Pois Cristo pega o homem morto em seu pecado, rastejante e feio como uma lagarta, e o transforma em uma nova criatura, bela, útil, e pronta para subir aos céus.
Que tipo de crente é você? transformado por Cristo, ou apenas "adaptado" a religião evangélica?
Você é uma nova criatura em Cristo Jesus, liberta da escravidão do pecado ou alguém que esta se "esforçando" para cumprir a "cartilha" da religião para alcançar a salvação?
Pense nisso!

André Senhorino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário