quarta-feira, 3 de outubro de 2012

LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE- LIÇÃO 3

LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE.

LIÇÃO 3.

CRISTO NÃO NOS CHAMOU PARA NEUTRALIDADE.

"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". 
Mateus 5:13-16

Durante muitos anos, desde que comecei a estudar a Bíblia, sempre interpretei esta passagem onde o mestre fala sobre sal e luz, como a importância dos cristão exercerem sua influencia positiva neste mundo insipido e em trevas. 
Esta interpretação esta correta, sem duvidas! 
Porém, eu particularmente creio que quando Jesus transmitia estes ensinos, Ele queria nos dizer sobre a importância de nos posicionarmos.
Se a interpretação da influencia é correta ser aplicada a este texto, tenho a dizer que ninguém pode exercer influência ficando encima do muro.
Eu só posso influenciar, seja positiva ou negativamente, se tiver atitude.
A palavra atitude, segundo o dicionario, significa:decidir-se por um ou outro parecer ou procedimento e agir de acordo.
Eu creio piamente que Jesus neste texto nos conclama a termos atitude definida em relação ao Reino de Deus e a nossa maneira de viver aqui nesta terra.
O Mestre nos chama de sal, ora, qualquer lugar onde se colocar o sal, ele terá uma ação especifica e definida: salgar.
Cristo nos chama de luz, pois bem, esta também tem uma ação especifica e definida: dissipar as trevas.
Jesus usa estes dois elementos como comparação, pois neles é impossível encontrar uma coisa: neutralidade.
O Mestre não nos chama para ficarmos encima do muro, escondidos embaixo do caixote ou nos "fingindo de mortos" para não tomar uma atitude.
Se eu quero ser seguidor de Cristo, se quero ser sal e luz, tenho que ter atitude, tenho que estar convicto de que lado estou, tenho que esta disposto a "dar a cara para bater", a não me envergonhar do que sou e do que creio.
Analisando a Bíblia vamos ver, de Gênesis a Apocalipse, que Deus sempre conclama o homem a tomar uma atitude.
por exemplo, " escolham...vida ou morte... benção ou maldição". Deuteronômio 30.19; " Escolhei a quem haveis de servir...o Senhor Deus...ou o deuses dos amorreus..." Josué 24.15. ; "...Cristo... ou Barrabás" Mateus 27.17  ; e a minha preferida, 1 Reis 18.21 "Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no". (versão NVI)
A igreja em seu afã de se "contextualizar", "se fazer de fraco para ganhar o fraco", de ser "maleável" para conquistar a simpatia mundo, acabou se tornando insipida e apagada.
Hoje vemos pseudo-cristãos abrindo mão dos valores do Reino de Deus para conquistar a simpatia do mundo; vemos lideres psudo-cristãos manipulando a Palavra de Deus para agradar ouvidos impios; vemos templos que deveriam ser casa de oração, local de culto a Deus sendo transformados num centro de entretenimento, me atrevo dizer em boate, para satisfazer a "clientela".
Ficamos encima do muro, convenientemente querendo agradar a gregos e troianos, a bodes e ovelhas, aos crentes e a aos impios, a Deus e ao diabo e ainda temos coragem de chamar isto de "evangelho", de  dizer que somos seguidores de Cristo.
Meu querido irmão, você quer ser sal da terra e luz do mundo? então tome uma atitude, decida-se de que lado você esta.
Pois a luz nunca será amiga das trevas.

André Senhorino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário