quinta-feira, 11 de outubro de 2012

LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE - LIÇÃO 9


LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE.LIÇÃO 9."NÃO LANCE A SANTIDADE NO CHIQUEIRO".



"Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão". 
Mateus 7:6

Esta semana, ocorreram dois fatos que me fizeram vir a mente estas palavras de Jesus.

O primeiro foi a uma noticia sobre a ultima moda do modernismo "gospel", a "balada gospel", um modelo de diversão mundana "convertida" num formato "gospel".
O segundo fato aconteceu ao receber um jornalzinho que corre aqui na cidade onde moro, teoricamente voltado para os evangélicos  porém, usado nesta ultima campanha eleitoral, como instrumento de divulgação da campanha a prefeito de uma candidata "ficha suja" aqui de nossa cidade. O que me espantou mais do que um jornal denominado "gospel" virar folhetim eleitoreiro, foi ver neste jornaleco uma série de "homens e mulheres de deus(é deus com d minusculo mesmo!)" fazendo depoimentos apoiando a candidatura da ditacuja acima citada.
E infelizmente, estes tristes episódios, são apenas dois de muitos dos que acontecem por ai e que mostram de maneira pratica, o que o Mestre nos ensina neste texto de Capitulo 7 de Mateus  versículo 6.:"Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos...".
Sabe, nós nos perguntamos por que a sociedade hoje é tão fechada ao evangelho, nos perguntamos por que os crentes hoje não tem a mesma reputação respeitável de antes, os mais antigos contam que antigamente, quando não existia crediário, cheque nem cartão de crédito, se um crente chegasse numa mercearia para comprar fiado, o simples fato de ser crente, já bastava para garantir o crédito. Hoje, infelizmente, se chegarmos a um estabelecimento e tentar fazer o mesmo, o resultado pode ser o contrario.
Irmãos, em nome de uma pseudo "contextualização" onde adaptamos modelos mundanos para o nosso meio, como as tais "baladas gospel", e nos comprometemos com sistemas de corrupção ética, moral e espiritual, tem nos feito lançar as coisas sagradas aos cães escarnecedores; jogar a honra, a santidade das coisas do Reino de Deus no lamaçal do chiqueiro da corrupção, e mesmo assim nos perguntamos: por o mundo não nos respeita? por que não querem ouvir o que temos a pregar?
Podem me chamar de radical, mas não será adaptando modelos mundanos e chamando-os de "gospel", não será acomunando-se com políticos corruptos, que conseguiremos engrandecer o Reino de Deus e o respeito dos não-crentes, mas fazendo valer as verdades, os ensinos, os valores do Reino de Deus. 
O filho pródigo saiu de casa por que não queria viver debaixo das regras de seu pai, mas segundo o modelos desregrado de seus "amigos" e foi parar num chiqueiro.
Se o bom nome de crente e da própria igreja, hoje esta na lama, é graças a esta mentalidade "gospel" que esta mais preocupada em agradar os cães e os porcos não regenerados do que fazer valer a vontade e os ensinamentos do Pai Celestial.
Meus irmãos, o Reino de Deus, a Igreja do Senhor, a Palavra de Deus e o meu nome de Cristão são coisas muito sagradas para rebaixa-las ao nível dos formatos, dos valores e dos sistemas podres, corruptos, enlameados deste chiqueiro que é o mundo. 
Que a graças de Cristo nos ajude a viver como cristãos e não como "gospels".

André Senhorino. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário