segunda-feira, 1 de outubro de 2012

OUVINDO O SERMÃO DO MONTE-LIÇÃO 1

LIÇÕES DE JESUS NO SERMÃO DO MONTE.

LIÇÃO 1.

JESUS VEIO PARA ENSINAR.


"Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
e ele começou a ensiná-los, dizendo:.." 
Mateus 5:1-2

Olá irmãos e amigos! esta semana Deus colocou em meu coração o desejo de aprender com vocês as lições de Jesus no, chamado, sermão do monte.
Para começar, que avisar que não farei uma abordagem técnica  "academicista" sobre esta passagem, porém, algo dinâmico,  pratico, que possamos aprender mais facilmente e, o mais importante, aplicar em nosso dia a dia. Por que o objetivo deste blog é nos instruir na Palavra de Deus e esta é viva, dinâmica, pratica!
Então, vamos a primeira lição...

"...Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
e ele começou a ensiná-los..."Mateus 5.1.

A passagem de Mateus capitulo 5, começa dizendo que Jesus:

1. "...viu as multidões...". O final do capitulo 4 explica quem eram essas "multidões", "...Notícias sobre ele (Jesus) se espalharam por toda a Síria, e o povo lhe trouxe todos os que estavam padecendo vários males e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos; e ele os curou.
Grandes multidões o seguiam, vindas da Galiléia, Decápolis, Jerusalém, Judéia e da região do outro lado do Jordão". 
Mateus 4:24-25,  talvez, muitos ali, creio que vieram em busca de curas, milagres, comida etc...
Isto nos leva a fazer a primeira reflexão: qual tem sido as motivações que estão me levando a buscar Jesus?
Temos assistido hoje a multidões que invadem nossas igrejas buscando a Jesus apenas como alivio para seus tormentos, como um meio para melhorar de vida, mas sem nenhuma postura de discípulo,  que quem quer realmente aprender e obedecer ao Mestre.
Jesus não é o 190, para O buscarmos apenas nas horas de emergência!

 2. " ...Jesus subiu ao monte e se assentou...". Talvez no pensamento de alguns, a atitude de Jesus deveria ser, não se assentar, mas sim se levantar e começar a "por a mão na massa" curando os enfermos e fazendo muitos milagres! no entanto, Jesus tinha outra coisa em mente.
Sabe, isto nos leva a segunda reflexão: o Senhor não é obrigado a agir segundo os nossos "protocolos", pois Ele é Soberano, Ele sabe o que deve fazer.
Se eu sou realmente um discípulo de Jesus, devo estar disposto a aprender a obedecer ao Mestre e não querer dar ordens de como Ele deve agir!

3."...Seus discípulos aproximaram-se dele...". O Mestre subiu ao monte e se assentou, a atitude automática de seus discípulos foi a de se aproximar dEle.
Que ensinamento maravilhoso isto nos traz! a ação natural do verdadeiro discípulo de Jesus é buscar ao Mestre, se aproximar do Mestre para aprender!
Quem nós temos sido? daqueles que O "seguem" por motivos interesseiros, por conveniências  ou somos daqueles que se aproximam do Mestre numa atitude de discípulo?

4. "...e Ele começou a ensiná-los...". 
Se você não conseguir guardar nada desta lição de hoje, guarde pelo menos isso: "...Jesus começou a ensina-los...". a intenção primaria de Jesus ao subir aquele monte não foi a de curar, fazer milagres, multiplicar pães etc... mas sim a de ensinar! 
Jesus é o Mestre por excelência, e um exame minucioso de seu ministério vai nos deixar bem claro uma coisa: Jesus investiu mais tempo ensinando a cerca do Reino de Deus, do que fazendo curas e milagres!
E antes que você me xingue de "tradicional", peço que antes você constate este fato que os evangelhos nos mostra.
Pegue a sua Bíblia e faça um estudo nos evangelhos e anote quantas vezes aparecem expressões tais como "... jesus os ensinava..." Marcos 4.2 ; " e Jesus os ensinou..." Mateus 5.1;  "Jesus passava o dia ensinando no templo..." Lucas 21. 37 etc... e eu poderia citar mais de uma centena de versículos com expressões como esta.
A verdade é que Jesus curava, operava milagres e maravilhas, mas seu objetivo maior era ensinar!
Mas, e nós? estamos dispostos a aprender? Jesus ensinou aos seus discípulos  "...As palavras que eu lhes disse são espírito e vida".
João 6:63
o Mestre também nos exorta em Mateus 11.21: "...e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração...".
Em Mateus 7. 24 Jesus também ensina: "..."Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha... "
Meus irmãos não pode haver conhecimento de Deus, não pode haver salvação, santidade e verdadeiro Cristianismo se não estivermos dispostos a aprender de Jesus, o Mestre por excelência!
Enquanto o "moderno cristianismo" estiver disposto apenas a priorizar coisa secundarias em detrimento dos ensinos do Mestre, ficaremos assistindo multidões de miseráveis lotando igrejas em busca do "pão que perece" João 6.27, com suas vidas vazias, e ainda, caminhando para o inferno.
Jesus não foi, e não é, um mero curandeiro, um mero milagreiro, um mero multiplicador de pães e peixes, Ele é o Verbo Vivo! o Mestre por excelência, a Palavra Viva que desceu dos Céus para nos ensinar o caminho dos Céus, as Verdades do Reino de Deus para que vivamos para sua Glória! Aleluia!
Que o Mestre abençoe a todos vocês!

ESTE ESTUDO CONTINUA AMANHÃ...




Nenhum comentário:

Postar um comentário