terça-feira, 31 de maio de 2011

APARÊNCIA DO MAL.



“abstende-vos de toda aparência do mal” I Tessalonicenses 5.22.

“Lei de murphy”, talvez você já tenha ouvido falar nela. Esta “lei”, na verdade, é uma teoria criada pelo engenheiro aeroespacial norte-americano Edward A. Murphy, que diz o seguinte: “Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo a causar o maior estrago possível", ou seja, se algo não for a melhor decisão, a melhor atitude, o melhor caminho a tomar, pois tem a possibilidade de trazer trágicas conseqüências, então o melhor é fugirmos dela!
Apesar de muita gente discordar e criticar a teoria de Murphy, creio que seja isso que a Bíblia queira nos dizer quando nos exorta a “abster-se da aparência do mal”.
Duas coisas me chamam a atenção neste versiculo:
A primeira: a expressão “abster-se”.
Fui procurar no dicionário o seu significado e encontrei: (latim abstineo, -ere, manter afastado, conter,refrear-se, Privar de fazer, Ter controle de si relativamente a um desejo, prazer, vício, etc (ex.: abster-se de artigos desnecessários). Ter moderação, sobriedade.
Particularmente, de todas as definições desta palavra a minha favorita é a ultima: “ter moderação, sobriedade”, ou seja, ter controle sobre seus desejos, sobre seus sentimentos; estar lúcido em relação a realidade.
A luz disso, entendo que a Bíblia nos recomenda a fazer uma analise lúcida, moderada (não dominada por desejos e sentimentos) da realidade e abster-me (manter afastado, privado, me conter) daquilo que é um mal aparente, mesmo aquilo que tenho o direito ou liberdade para realizar.
No A.A. (Alcoólicos Anônimos) a regra de ouro é: não dê o primeiro gole, Pois as conseqüências podem ser fatais! A pessoa com inclinação ao vicio da bebida deve “abster-se” de tudo o que for alcoólico para continuar “lúcido, moderado”.
Constantemente nos esquecemos que temos a tendência ao pecado devido a nossa natureza pecaminosa, e que a tentação é um processo que começa com o primeiro olhar, o primeiro toque, a primeira palavra, a primeira atitude etc.
A Bíblia nos deixa bem claro isso em Tiago 1.14,15 : “...Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria cobiça;
então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.
Vê como é um processo? Começa com a cobiça que inflama a intenção pecaminosa, que termina com a pratica do pecado em si.
Em termos espirituais devíamos seguir esta mesma regra, pois ninguém cai em tentação, cai em pecado do dia para noite, é um processo, por isso, devemos-nos “abster” (manter afastado, conter, refrear-se, Privar de fazer) do primeiro olhar, do primeiro toque, da primeira palavra, da primeira atitude que possa fazer desencadear todo o processo que nos levará a sermos enredados pelo mal.
A segunda coisa que me chama a atenção neste versículo é que ele nos exorta a fugir da “APARÊNCIA do mal”, não é apenas do mal, mas da APARÊNCIA do mal, e é ai onde muita gente cai!
O que vou dizer não é nenhuma novidade, talvez você já tenha ouvido isto varias vezes, mas não custa repetir: a APARÊNCIA do mal, geralmente, nunca é feia! Pelo contrario, se apresenta sempre, linda, maravilhosa.
Li certa feita a história de uma linda modelo que foi diagnosticada com o vírus da aids, revoltada ao receber o diagnóstico e sem saber quem a infectara, pois havia sido de muitos homens, diante desta sentença de morte, resolveu se vingar de todos os homens, com os que já transara e com outros que nem conhecia,tamanha era a sua fúria e desejo de vingança!
Aquela linda mulher, enquanto pôde, infectou com o vírus do H.I.V, tantos homens quanto fora possível, para saciar sua sede de vingança.
Vários homens incautos acreditavam que estavam em extrema vantagem, tendo noites de prazer com uma lindíssima mulher, que cumpria todos os seus caprichos sexuais e sem nem mesmo usar camisinha, porém, não imaginavam que na realidade estavam assinando suas sentenças de morte!
Por isso a Bíblia categoricamente nos adverte: “abster-se da aparência do mal”, muitas vezes bela, inocente, prazerosa, vantajosa, no entanto, esconde seu rosto macabro, por baixo de sua mascara inofensiva.
Por isso, por mais bela e inofensiva que se mostre sua face, fujamos de toda “aparência do mal”.
Que a graça e a misericórdia de Deus esteja convosco.
André Senhorino.

 ASSISTA AO VIDEO DE HOJE, ELE SERVIRÁ DE DESPERTAMENTO PARA SUA VIDA!




  

 

4 comentários: