quarta-feira, 1 de junho de 2011

O CÉU FALA. VOCÊ ENTENDE?


"Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar.
Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele, enquanto todo o povo ficou na praia.
Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear.
Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! "
Os discípulos aproximaram-se dele e perguntaram: "Por que falas ao povo por parábolas? "
Ele respondeu: "A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.
Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.
Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.
Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem.
Pois eu lhes digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
"Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador:
Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
Quanto ao que foi semeado em terreno pedregoso, este é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.
Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.
Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.
E, finalmente, o que foi semeado em boa terra: este é aquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".
MATEUS 13:1-23

Um dos fatores que me impressionam no ministério de Jesus é a profundidade e, ao mesmo tempo, a simplicidade da metodologia de ensino aplicada pelo nosso mestre.
A parábola do semeador é um dos grandes exemplos disso.
Jesus aqui exemplifica os tipos de ouvintes da Palavra de Deus, usando quatro tipos de terrenos que receberam sementes.
Neste dia convido você a meditarmos juntos nesta parábola e responder a seguinte pergunta: que tipo de ouvinte da Palavra de Deus sou eu?
O Mestre aqui nos apresenta quatro exemplos de ouvintes, vejamos em qual você se encaixa.

1-    O QUE OUVE E NÃO GUARDA. V.4/19
“... e quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram”.v4.

Aqui diz que a semente (Palavra de Deus), caiu “a beira do caminho”.
Caminho é lugar de passagem. Para este tipo de ouvinte a mensagem da Palavra é algo passageiro, não algo para ser guardado, porém, apenas passa, olha, e deixa para as aves comerem, como dizemos popularmente: “entra em um ouvido e sai pelo outro”, hoje ouve, amanhã nem se lembra do que ouviu, é como se nunca tivesse ouvido.
Guardar a Palavra de Deus no coração, como falou o salmista, é algo que não existe para este tipo de ouvinte. Tentar fazer isso seria como tentar guardar água em uma peneira.
É este o tipo de ouvinte que você tem sido para a Palavra de Deus?

 2-O QUE OUVE, MAS NÃO PERSEVERA. V.V.5,6/20,21
“E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda;
 mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se”.

Jesus nos v.v.20,21 nos explica este tipo de ouvinte: “ E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;(EMPOLGAÇÃO)
21 mas não tem raiz em si mesmo,(NÃO TEM CONVICÇÕES) antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza”.

Este tipo de ouvinte é rápido em atender a Palavra e a recebe com entusiasmo, mas vindo as dificuldades, não persevera. Por quê?
O texto diz que foi semeado entre pedras (v.5)
Pedras simbolizam pecado, incredulidade. A Palavra não pode surtir efeito em uma vida que não se permite ser completamente transformada.
Quanta gente hoje ouve a Palavra, se empolga, “entra pra igreja”, “vira crente”, mas não foi verdadeiramente transformado pela Palavra de Deus. A Palavra esta no intelecto, mas não no coração.
Muito mais que mudar convicções, opiniões ou praticas religiosas, o Evangelho muda a condição e o destino espiritual do homem.
  O Evangelho não é mais um sistema, conjunto de regras, mais um ponto de vista ou opinião religiosa. Mas é o Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (ROM.1.15).
Muito mais que concordar por algum tempo com a Palavra, eu preciso ter sido completamente transformado por ela.
A física nos ensina que dois corpos não ocupam o mesmo espaço, assim também a Palavra de Deus não pode coexistir com um coração endurecido, incrédulo em uma vida.
Você tem seu coração transformado pela Palavra?

3-O QUE OUVE, MAS NÃO SE COMPROMETE. V.V. 7/22.

7 “E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram”.
22 “... E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados (PREOCUPAÇÕES) deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera”.

Este ouviu, recebeu a Palavra com alegria, mas não deu fruto (SURTIU EFEITO), POR QUÊ?
A semente caiu entre espinhos, coisas de pouco proveito, que não permitiu a semente dar fruto.
Muitos ouvem a Palavra, até recebem com alegria, mas não tomam uma posição de compromisso com a Palavra de Deus.
Hoje assistimos em a uma legião de crentes lotando nossas igrejas dominicalmente, ouvem a Palavra, cantam louvores, falam maravilhas de Cristo, porém, em seu dia a dia, não obedecem aos princípios da Palavra de Deus, por isso vivem uma vida infrutífera, sem um genuíno testemunho do Evangelho, sem uma vida que glorifique a Deus, o mundo as olha, porém, não conseguem enxergar nelas a imagem de Cristo. Por quê? Por que o seu compromisso não é com a Palavra de Cristo, mas com seus próprios desejos, pensamentos, opiniões, interesses.
As verdades, os ensinos de Cristo ficam sem efeito, pois estão sufocados sob os espinhos do compromisso desses crentes com a carnalidade, com o consumismo, materialismo, com o pecado.
Esta qualidade de ouvinte terá uma “surpresinha” bem desagradável na volta de Cristo!
Mateus 7.”21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a uns homens prudentes, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda”.
O seu compromisso maior tem sido com a Palavra de Deus ou com você mesmo?

4-O QUE OUVE, ACEITA E DÁ FRUTO. V.V. 8/23.

v.8 “Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um”.
v.23 “Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta”.

Se o campo, o semeador e a semente eram os mesmos, por que só este terreno deu fruto?
Porque era boa terra! Não havia pedras, espinhos, o solo não era duro, pelo contrario, estava arado, adubado e preparado para receber a semente.
O que seria uma boa terra (bom ouvinte) da Palavra de Deus?
Aquele que ouve e entende (v.23),mente e coração abertos à verdade.
Sem pedras nem, espinhos para impedir a ação da Palavra. O bom ouvinte é aquele que está disposto a renunciar tudo aquilo que é contrario a Palavra de Deus.
O coração temente a Deus dá uma resposta positiva ao chamado da Palavra de Deus. Só o coração de um Eleito de Deus pode compreender, receber e dar fruto ao ouvir a Palavra de Deus. “Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;”
“Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem nem entendem”. V.v. 11,13.
Jesus falando aos judeus em João 8.47 afirma: “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus”.

O melhor teste para saber se alguém é realmente convertido, se é regenerado, se realmente é um Eleito de Deus, é se ele dá ouvidos ou não a Palavra de Deus.
O verdadeiro crente em Jesus é aquele que frutifica a Palavra em sua vida.
Que tipo de ouvinte da Palavra de Deus você tem sido?
Que a Palavra de Deus frutifique em sua vida.

André Senhorino.

ASSISTA AO CLIP DE HOJE E FAÇA VALER A PALAVRA EM SUA VIDA!








Nenhum comentário:

Postar um comentário