quinta-feira, 2 de junho de 2011

QUAL O SEU MOLDE?




“... e não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que vocês sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. ROMANOS 12.2 N.V.I.

Quando criança, você brincou com massinha de modelar? Era legal né? Lembro-me, quando pequeno, que existia uma massinha de modelar que vinha acompanhada de uma série de moldes, alguns em formato de bichinhos, outros de carrinhos (eram os meus preferidos!), havia os que tinham formato de frutas, casas, estrelas etc, o divertido da brincadeira era que dávamos a massa o formato que queríamos com aqueles moldes! Nos divertíamos muito.
Em Romanos 12.2 a Bíblia diz “... não vos conformeis a este mundo” a palavra “mundo” aqui se refere a estrutura social e espiritual de pecado que impera na sociedade. E a tradução Bíblica N.V. I. traz este texto da seguinte maneira: “... não se amoldem ao padrão deste mundo...”,  ou, “Não deixe que o mundo encaixe você no molde dele”. Romanos 12.2. (J. B: Phillips) particularmente, prefiro esta tradução. Lembra-se dos moldes das massinhas? Podíamos dar as massinhas o formato que nos queríamos com elas, e é exatamente isso o que este mundo (ou seja, estrutura, sistema pecaminoso) quer fazer com nossa mente! Com nossa vida, nos “amoldar” segundo o pecado!
A Bíblia nos fala nos Salmos 1.1: “feliz o homem quem não segue o conselho dos ímpios”, no entanto, quantos crentes, que deveriam ter “a mente de Cristo” (I Cor 2.16), não apenas aceitam um conselho, uma opinião, mas também tem sua mente, seu modo de pensar “amoldado”, segundo os ímpios, segundo o mundo!
Quantos hoje, mesmo vivendo uma vida que, aberta e frontalmente vai contra os ensinos da Palavra de Deus, encontram em sua mente corrompida, moldada pelo pecado, mil e uma argumentações para continuar desta maneira.
Quer um exemplo? Certa feita o membro de uma igreja foi pego em adultério, no gabinete pastoral diante do pastor e de sua esposa traída, ao invés de demonstrar quebrantamento, demonstrar uma atitude de arrependimento, ele procurava justificar sua atitude covarde, com argumentações como: sua esposa deixava a desejar na cama... Ele sempre foi um bom homem, honesto e trabalhador... Nunca deixou faltar nada para sua família... Sempre estava presente... Sempre cumpriu suas obrigações na igreja... E outras desculpas esfarrapadas. Esta triste historia é apenas um exemplo, de muitos que poderia dar, dos que tem deixado sua mente ser moldada segundo os padrões deste mundo.
Mas o mundo também molda comportamentos. Também é triste constatar que muitos, apesar de se considerarem cristãos, não tem a cristo como seu modelo, seu padrão de comportamento, porém, tem tido seu comportamento, suas atitudes, moldadas segundo os padrões do mundo.
Quantos, apesar de se dizerem cristãos, não escolhem moldar seu comportamento, suas atitudes, até seu linguajar, segundo o molde do “garanhão” da novela das oito? Ou segundo a “cachorrona” do baile funk? Ou daquele individuo truculento, violento, que se vinga ao invés de perdoar, ou daquela pessoa que retruca ao invés de dar a outra face, segundo o molde daquele individuo desonesto “que dá nó até em pingo de água”, ou daquele sujeito que tem um linguajar tão podre que usa palavrão com vírgula, e por ai vai! E nos esquecemos que, a nós filhos de Deus, Ele nos aconselha também no salmo 1.1. “feliz é o homem que... não se detem no caminho dos pecadores...” ou segundo a tradução N.V.I. “... não imita a conduta (comportamento) dos pecadores...”, aquilo que molda nossa conduta, nosso comportamento, nosso linguajar não deve ser o padrão do mundo, mas o exemplo e os ensinos de Cristo.
Você já leu o livro: “Em Seus Passos, O Que Faria Jesus?” , se ainda não leu, leia! Nele somos desafiados em todos os momentos a nos perguntar: nesta situação, como Jesus agiria?
Jesus pensaria como tenho pensado? Falaria o que eu tenho falado? Teria a mesma conduta, o mesmo comportamento que tenho tido? Levaria a vida como tenho vivido?
Analise sóbria e sinceramente e responda: quem ou o que tem sido o seu molde, seu padrão de comportamento, de conduta, de vida?]
Sua mente, suas opiniões, seu linguajar, suas atitudes, seu comportamento, sua conduta, suas relações, sua vida esta sendo moldada dentro de qual molde? O molde do mundo? Ou o molde da boa, agradável e perfeita vontade de Deus?
Que a graça e o amor de Cristo esteja contigo!

André Senhorino.

 
ASSISTA AO CLIP DE HOJE, RECORDE UM LINDO LOUVOR, MEDITE SOBRE SUA CONGRAÇÃO A DEUS.






Um comentário: