sexta-feira, 3 de junho de 2011

PARE, PENSE, SIGA!



“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao Maximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Não se embriaguem com vinho que leva a libertinagem, mas enchei-vos do Espírito”. Efésios 5.15-18. N.V.I.

Já houve momentos em sua vida, em que você sentiu a necessidade de parar e fazer uma reavaliação da sua vida?
Neste mundo de tanta correria em que vivemos (em que há vezes nem mesmo sabemos por que estamos correndo) temos a necessidade de parar, fazer um balanço de como esta nossa vida para então poder prosseguir.
Creio que seja esta a proposta de Paulo em Efésios 5. 15: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem”. A luz deste texto, convido a juntos darmos uma paradinha em toda nossa correria e fazer uma analise de como estamos em nossa caminhada de vida.
A segunda parte do verso 15 nos aconselha que o nosso viver: “não seja como insensatos, mas como sábios...”, eu estou sendo sábio em minha maneira de viver? Em meus relacionamentos, no trabalho, nos negócios, na resolução de problemas, ante os desafios que surgem etc ? , e esta sabedoria que a Bíblia nos exorta a ter não é qualquer sabedoria, é a que vem do alto. Nos Salmos 111.10 lemos: “O temor de Senhor é o principio da sabedoria, todos os que cumprem seus preceitos revelam bom senso”. Pois todos aqueles que temem a Deus, obedecem a sua Palavra, por isso escolhem sempre o melhor, tomam as melhores decisões, caminham segundo a verdadeira sabedoria. São bem sucedidos em sua caminhada.
É deste modo que temos andado?
O verso 17 nos ensina: “não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor”.
Você se preocupa com a vontade de Deus em todos os aspectos de sua vida? Análise com sinceridade e responda a você mesmo. A Bíblia chama aquele não busca obedecer a vontade do senhor de “insensato”, ou seja,
Segundo o dicionário significa: “Que ou o que perdeu a razão; louco, insano”, “Que ou o que é contrário ao bom senso”. Bíblia diz que estamos agindo como tolos, de maneira louca, sem razão, sem bom senso, quando não procuramos saber e fazer a vontade de Deus, viu como é seria a coisa?
Com certeza, evitaremos muitos problemas graves, muitos cabelos brancos, muitas noites de sono perdidas, muitas lagrimas, muita dor, muito sofrimento, se formos sensatos em buscar primeiro saber, em tudo, a vontade de Deus em nossa caminhada.
Será que estamos sendo sensatos e buscando sempre saber e fazer a vontade de Deus?
E finalmente no verso 18 a Bíblia diz: “Não se embriaguem com vinho que leva a libertinagem, mas enchei-vos do Espírito”.
Você pode dizer: “bem, este verso estou cumprindo! Eu não bebo vinho!”, ótimo! Mas você é cheio do Espírito?
Creio que este verso esteja falando de alguém dominado pela carne (metaforicamente, “embriagado com vinho”) e alguém cheio (sob a influência, direção, controle) do Espírito Santo.
Em nossa caminhada temos andado sob o domínio da carne, ou embaixo da direção do Espírito Santo?
Como saber? A Palavra de Deus afirma que o vinho (a carne) “leva a libertinagem”, ou seja, leva à incredulidade, a imoralidade, a rebeldia, a pecaminosidade, a tudo aquilo que é contrario ao que agrada a Deus, enquanto O Espírito nos leva no caminho contrario: à aquilo que glorifica a Deus.
Como tem sido o nosso caminhar?
Precisamos a cada dia de maneira sincera, profunda, e constante, parar e fazer estas análises para poder prosseguir e sermos bem sucedidos em nossa caminhada.
Que a graça e o Amor de Deus esteja contigo.

André Senhorino.


O CLIP DE HOJE É UM DESAFIO TOMAR UMA DECISÃO DE BUSCAR A FACE DE DEUS SEMPRE! CONFIRA!
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário