quarta-feira, 4 de maio de 2011

QUE “QUALIDADE” DE CRENTE É VOCÊ?

Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
Mas espero que entendam que nós não somos reprovados.
Ora, rogamos a Deus que não façais mal algum, não para que nós pareçamos aprovados, mas que vós façais o bem, embora nós sejamos como reprovados.
Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade.
II CORINTIOS 13.5-8.

Hoje pela manhã enquanto fazia minha meditação lendo este texto de II aos corintios quando o apostolo fala aos crentes de Corinto:  Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos” lembrei-me do dialogo que ouvi algum tempo atrás entre dois irmãos, onde um deles, em tom de brincadeira, disse ao outro : que isso irmão! Que “qualidade” de crente é você? Apesar da brincadeira, hoje relembrei este dialogo de maneira muito reflexiva: que tipo, de que “qualidade” tem sido a minha fé?
Sabe, um dos fatores negativos da revolução industrial foi que, se por um lado começo-se a produzir em larga escala, ou seja, em quantidade, por outro, tudo isso teve um efeito colateral: a queda do padrão da qualidade. Você há de concordar comigo que uma roupa feita de maneira exclusiva e com mais cuidado por uma costureira ou um alfaiate, tem uma qualidade muito superior às produzidas em massa nas industrias?
E parece que esta cultura da quantidade em detrimento da qualidade chegou também a nossa vida cristã: fazemos muita coisa, falamos muita coisa, vamos muito a igreja, contribuímos muito, queremos fazer muito, porém, quando paramos e fazemos como Paulo nos exorta: “examinai-vos...provai a vos mesmos...” v.5 temos que sinceramente  reconhecer que no “padrão de qualidade” divino deixamos muito a desejar, precisamos melhorar muito! Porque: “nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade” v8.
Sabe, apesar de ser crente a bastante tempo, de ser estudante de teologia, pregador, escrever blog, dar palestras, fazer muita coisa, sempre quando paro e passo minha vida pelo crivo dos padrões bíblicos, pelo alto padrão de santidade que Deus requer de cada crente, sinto vergonha de mim mesmo.
“Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?” v5.
Eis ai o “x”da questão : “Jesus Cristo esta em nós!” e se Ele vive em mim(GALATAS 2.20) o meu jeito de viver não pode seguir o padrão de vida, de fé qualquer de “inferior qualidade”, pois a qualidade da minha fé , da minha vida cristã, não tem só haver em fazer parte de uma igreja, cumprir “obrigações religiosas”, fazer “muita coisa pra Deus”, ma viver uma qualidade, um padrão de vida, de fé , de espiritualidade, que Jesus Cristo viveria!
Será que Jesus Cristo viveria como eu vivo? Faria as coisas que eu faço? Falaria as coisas que eu falo? Namoraria como eu namoro? Negociaria da maneira que eu negocio? Seria a “qualidade” de crente que eu sou?
Sabe amados, se entendêssemos como crentes que a qualidade da nossa fé, da nossa espiritualidade, da nossa vida cristã, é medida segundo o padrão da vida do próprio Cristo, com certeza, não tentaríamos impressionar a Deus com todo nosso “ativismo” religioso e procuraríamos com dedicação e sinceridade viver os ensinos, o padrão de qualidade, de fé, de espiritualidade, de vida que Cristo nos deixou, pois ser cristão ou “crente” é exatamente isso: viver como cristo viveria. Pois Cristo: “... exemplo, para que sigais as suas pisadas”. A Bíblia também nos diz em I João 2.6: “...aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou”.
Qualidade de crente temos sido? “crentes do Paraguai?”, “crentes 1,99 ?” , “crentes quiabo? (que escorregam a toa), que qualidade é a nossa?
Brincadeiras a parte, se quisermos uma espiritualidade, uma vida cristã de “altíssima qualidade”, não tem mistérios: é só seguir o exemplo do mestre!
“... fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pela alegria que lhe está proposta, suportou a cruz, desprezando a humilhação, e está assentado à direita do trono de Deus.
Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas.
Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado”. Aos Hebreus 12.1-4.

Se sabemos destas verdades, que tal agora, agente ir e praticar.
Que Graça e o Amor de Deus nos ajude e nos abençoe.

André Senhorino.

Um comentário:

  1. essa eu gostei,foi uma lição que nós crentes devemos aprender...

    ...Cris(sempre)

    ResponderExcluir