PARTE 2 |
BUSQUE A DEUS! SEGUNDA PARTE.
AMÓS 5
"Assim diz o SENHOR à nação de Israel: "Busquem-me e terão vida;
não busquem Betel, não vão a Gilgal, não façam peregrinação a Berseba. Pois Gilgal certamente irá para o exílio, e Betel será reduzida a nada".
Amós 5:4-5
não busquem Betel, não vão a Gilgal, não façam peregrinação a Berseba. Pois Gilgal certamente irá para o exílio, e Betel será reduzida a nada".
Amós 5:4-5
Continuando hoje nosso estudo no livro do profeta Amós no capitulo 5, vimos ontem que Deus advertiu ao povo de Israel dizendo: ""Busquem-me e terão vida;
não busquem Betel..". Porque "Betel" apesar de ter um nome que significava "Casa de Deus" na realidade, na pratica, estava sendo uma "casa de idolatria".Em Berseba, esta o poço que pertenceu aos patriarcas.(Gn 21.22 a 33 - 26.26 a 33).
Por isso, para o povo de Israel, estes lugares eram o que hoje chamaríamos de "lugares sagrados"., no entanto, Deus exorta aquele povo dizendo: "...BUSQUEM A MIM... NÃO vão a Gilgal...NÃO façam peregrinação em Berseba..".
Aquele povo deixou de buscar a Deus, para buscar "lugares sagrados","lugares santos", crendo que isto bastaria para agradar a Deus. Que com isto seriam abençoados, que fazendo isto alcançariam o favor de Deus. Estavam totalmente enganados.
E é triste constatar que apesar de tanto tempo depois, de apesar deste exemplo estar na Bíblia para não mais cometermos este mesmo erro, muitos hoje continuam fazendo a mesma coisa, cometendo o mesmo erro, praticando este mesmo pecado.
Infelizmente, multidões hoje, assim como fizeram os israelitas, ao invés de buscar o Deus Santo e viver em santidade perante Ele, estão buscando "lugares santos", onde creem que serão abençoados.
Poderia citar um milhão de exemplos aqui, porém vou citar apenas um: a "devoção" que muitos tem ao monte Sinai.
Eu não posso negar que este é um lugar muito especial, também gostaria muito de conhecer o lugar onde Deus falou no passado com Moisés, onde ele recebeu as tabuas da Lei, onde aconteceram fatos importantíssimos na história do povo de Deus. não estou negando nada disso!
O Sinai tem a sua importância!... mas, importância histórica!
Em nenhum lugar da Palavra de Deus, Ela afirma que se eu fizer uma "peregrinação" ou alguém queimar meu pedido de oração em cima dele eu receberei bençãos especiais, um favor de Deus diferenciado ou terei todos os meus problemas resolvidos! pelo contrario! a Palavra de Deus afirma claramente que Monte Sinai representa a velha aliança que gera filhos para escravidão.
Leia por favor Galatas 4:22-25,28
, "Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa.
Isso é usado aqui como uma ilustração; estas mulheres representam duas alianças. Uma aliança procede do monte Sinai e gera filhos para a escravidão: esta é Hagar.
Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que está escravizada com os seus filhos..."
por isso, contrariando a crença de muitos hoje, a Bíblia nos afirma que Sinai NÃO REPRESENTA lugar de benção, porém, lugar de maldição, de escravidão.
No Evangelho de João capitulo 4, a mulher samaritana diz a Jesus: "Senhor, vejo que é profeta.
Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". v.v.19-20.
Ao que Jesus reponde dizendo: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura". v.v. 21-23
Meus queridos, o ensino da Palavra de Deus é que devo buscar o DEUS SANTO e não "lugares santos", devo buscar ao Senhor para viver uma vida de santidade perante Ele, e não buscar um "lugar santo" com a crendice que lá Deus vai me abençoar mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário