quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BUSQUE A DEUS


BUSQUE A DEUS!

"Assim diz o SENHOR à nação de Israel: "Busquem-me e terão vida;
não busquem Betel, não vão a Gilgal, não façam peregrinação a Berseba. Pois Gilgal certamente irá para o exílio, e Betel será reduzida a nada".
Busquem o SENHOR e terão vida, do contrário, ele irromperá como um fogo entre os descendentes de José, e a devastará, e não haverá ninguém em Betel para apagá-lo.
Vocês estão transformando o direito em amargura e atirando a justiça ao chão,vocês odeiam aquele que defende a justiça no tribunal e detestam aquele que conta a verdade.

Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho.
Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais.
Por isso o prudente se cala em tais situações, pois é tempo de desgraças.
Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam.
Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José". 
Amós 5:4-15 

Ao iniciar este estudo quero lhe perguntar: o que ou a quem você tem buscado?
pergunto isto porque no texto bíblico acima citado, Deus através do profeta repreende o povo de israel por eles estarem buscando coisas erradas. Eles achavam que buscavam a Deus, porém, na realidade estavam se entregando a uma religiosidade equivocada.
Bem, se não era ao Senhor, vejamos a quem Israel estava realmente buscando: 
 "não busquem Betel" . Betel, onde anteriormente havia sido local de encontro do patriarca jacó com Deus, no reinado de Jeroboão fora transformado num local de idolatria com altares, sacerdotes, rituais e até bezerros de ouro etc... (1 Rs 12.28), e multidões da nação de Israel deixavam o culto ao verdadeiro Deus, para irem a um local que apesar de ter o nome de "betel" (casa de Deus), não era verdadeiramente um local de culto ao Deus verdadeiro, mas um local de culto idolatra.
 Sabe, ainda nos dias de hoje multidões cometem este mesmo erro: acham que estão indo a uma "Betel" (Casa de Deus), quando na verdade estão indo a uma "Bet´aven" (Casa da iniquidade).
hoje em nosso meio evangélico  tem se levantado ministérios que "parecem" servir a Deus, que "parecem" cultuar a Deus, que constroem templos (muitos são mega-templos,  catedrais) que "parecem" ser Casa de Deus, mais na verdadeira são centros de idolatria, misticismo, de culto pagão voltado ao materialismo e outros interesses escusos.
Como aconteceu com Israel, o erro de muitos hoje é deixar de buscar a Deus e buscar "templos de milagres", "catedral das maravilhas" etc... por isso tome muito cuidado com o que você esta buscando.
 BUSQUE A DEUS, NÃO MERAMENTE A UM TEMPLO; BUSCO A FACE DE DEUS, NÃO SIMPLESMENTE A PRESENÇA DE UM HOMEM MORTAL QUE SE DIZ PODEROSO.
Se você esta indo a um templo, ou indo buscar um "homem de Deus" crendo que a glória e o poder estão neles, a sua busca esta sendo equivocada. 
"ASSIM DIZ O SENHOR...BUSQUEM-ME E TERÃO VIDA" AMÓS 5.4

Este estudo continua amanhã.

André Senhorino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário