domingo, 14 de outubro de 2012

LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE - CONCLUSÃO



LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE.
CONCLUSÃO.
"OS ENSINOS DO SERMÃO DO MONTE, CONTINUAM RELEVANTE AINDA HOJE?"

"E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas". 
Mateus 7:28-29

Finalmente chegamos a conclusão desta maravilhosa série de estudos no sermão do monte.
Creio que fomos bastante edificados durante estas duas semanas em que podemos aprender preciosas lições nesta série de estudos.
E quero concluir com esta reflexão: os ensinos do sermão do monte continuam relevantes hoje? será que neste mundo pós moderno, de tanto relativismo moral, de tanta pluralidade religiosa, espiritualística, e também da completa falta dela, estes ensinos do Mestre ainda encontrarão lugar?
Será que o mundo de hoje aceita de bom grado ensinos como "se te bater numa face oferece também a outra" (Mateus 5.39)? ou "fazer o bem aos inimigos"(5.44)? ou ensinos como o do perdão(Mateus 6.14,15)?. Será que o homem moderno vê com bom olhos ensinos como : "...façam aos outros o que você quer que eles façam a você". (7.12)? ou o ensino de : "...entrar pela porta estreita...pelo caminho apertado...".(7.13,14)? não, irmãos! infelizmente esta sociedade modernista não entende e não aceitará estes ensinos!
A Palavra de Deus nos diz, em I Corintios 2.14 que: "..Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente". 
Com isto quero dizer que os ensinos do sermão do monte não são para mentes e corações que não foram regenerados, ninguém que não experimentou o novo nascimento(ainda que seja membro de uma igreja) irá conseguir entender e aceitar os ensinos transmitidos pelo Mestre no sermão do monte.
Então, respondendo a pergunta proposta inicialmente: os ensinos do sermão do monte são relevantes, ou seja, são aplicáveis ainda hoje? eu respondo: sim! são perfeitamente aplicáveis! 
Mas, torno a dizer: para vidas que foram regeneradas pelo Mestre jesus, por aqueles que estão dispostos a "pagar o preço" para vivenciar o que o Mestre ensina, sem se envergonhar de suas Palavras.
O ultimo versículo do sermão do monte diz:"E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina..", a multidão ficou "admirada" pelo ensino, porém, é duro constatar que talvez, quase em sua totalidade, aquela foi a mesma multidão que depois preferiu seguir Barrabás.
Sabe, é exatamente isso o que ocorre hoje em relação aos ensinos de Jesus: admiramos os conceitos, porém, rejeitamos a pratica.
Com isto quero dizer que, para vergonha de muitos de nós que nos dizemos cristãos, admiramos os conceitos do sermão do monte, porém, escolhemos no dia-a-dia praticar os conceitos da novela das oito.
Meus irmãos, os ensinos do sermão do monte, é para o cristão de verdade, lavado e remido por Jesus, são para aqueles que não se envergonham de Cristo e de Suas Palavras (marcos 8.38), é para aquele que não tem medo de "dar a cara para bater" por viver os ensinos do Mestre em oposição aos conceitos pervertidos deste mundo perdido.
Ao concluir esta série de estudos, devemos nos perguntar: estou disposto a vivencia-los?
Que a graça de Cristo esteja com você!

André Senhorino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário