quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O VERDADEIRO EU


O VERDADEIRO EU.


"O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?"
"Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. " 
Jeremias 17:9-10

Quem você é quando esta sozinho? alguém já disse que: "caráter é o que você é quando ninguém esta te olhando", e isso é verdade.
A grande realidade é que muitos de nós passa a vida criando uma imagem, uma reputação para que as outras pessoas nos admirem, mas nunca mostramos nossa verdadeira face, as verdadeiras motivações daquilo que fazemos, muitas vezes pelo medo de sermos rejeitados.
Por isso a Bíblia nos diz: "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?", No Antigo Testamento o coração representava os recônditos mais profundos do ser interior e o fundamento do caráter  abrangendo a mente, a vontade, e as emoções.
Deus quando nos olha, Ele não olha a mascara da reputação que criamos para as pessoas admirarem, mas o nosso coração, ou seja, o nosso verdadeiro eu. Por isso Ele afirma:"Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente".
Deus não se impressiona com aparências: "O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração". 1 Samuel 16.7
Constantemente nos esquecemos que podemos fingir para os outros, podemos esconder coisas para os outros, podemos enganar os outros, mas nunca Deus, Ele sabe de todas as coisas, Ele sabe o que fazemos em oculto, Ele conhece nosso verdadeiro eu.
Conta-se que duas crianças brincavam na sala de casa, quando o menino viu a carteira do pai encima de um móvel e virou-se para sua irmãzinha  e disse:-vamos tirar uma nota da carteira do papai para comprar doces ?, mas ela respondeu:-não, não podemos é do papai!, mas o menino insistiu:-vamos uma nota só, ele não esta vendo! nem vai perceber!, mas a menininha com firmeza respondeu:- o papai não esta, mas o papai do céu esta vendo tudo!
Esta história ilustra a atitude que devemos ter para com o nosso Pai Celeste, uma atitude de pureza e temor.
Muitos ao serem surpreendidos num erro, não se arrependem do que fizeram, apenas se atormentam pelo fato que foram descobertos, pois do contrario, continuariam em sua pratica errônea, porém, aqueles que tem um coração verdadeiro para Deus sentem a tristeza em seu coração, não apenas pelas consequências de seu pecado, mas pelo fato de terem pecado, mesmo os pecados ocultos.
Amados, seja a pratica do bem, ou a não pratica do mal, a motivação deve vir não do mero desejo de ter uma boa imagem diante dos outros, mas do fruto de um coração reto para com Deus.
Seu coração é verdadeiro para com Deus? você se preocupa mais como os outros te vêem, ou como o Senhor te vê? as motivações dos seus atos são fruto de um coração puro e reto para com Deus ou de um mero desejo de "manter as aparências" para os outros?
Reflita sobre isso, e que a Graça e o Amor de Cristo esteja contigo!

André Senhorino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário