sábado, 20 de outubro de 2012

RESTAURANDO O ALTAR


RESTAURANDO O ALTAR



Então Elias disse a todo o povo: "Aproximem-se de mim". O povo aproximou-se, e Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas. 
1 Reis 18:30

Esse é sem duvida um dos textos mais conhecidos da Bíblia, conta a história de Elias e sua batalha contra os profetas de baal no monte carmelo.
Israel encontrava-se num momento de trevas espiritual, sendo dominado por Acabe e Jezabel que afastaram o povo de Deus afundando a nação num poço de idolatria e perversão.
Diante deste quadro o profeta decide se encontrar com Acabe e desafia os 450 profetas de baal, e o resto da história você já conhece.
Mas o que eu gostaria de destacar neste episódio é que ao chegar o momento de Elias sacrificar ao Senhor, após a tentativa frustrada dos idolatras em ter uma resposta do seu deus, a primeira atitude do profeta foi "...reparar o altar do Senhor que estava em ruínas ..", vale destacar que texto não diz que Elias "construiu um novo altar", ou "um altar diferente, mais moderno", não pelo contrario, ele reconstruiu o altar do Senhor com as mesmas pedras que estavam no altar.
Por que destaco apenas isso neste texto, quando poderia ressaltar uma serie de outras ideias nele? porque aquele acontecimento foi importante para que o povo de Israel fosse impactado por um despertamento, por um avivamento espiritual, eles precisavam voltar para o Senhor, e o profeta sabia bem disso.
No entanto para acontecer este despertamento, este avivamento, este retorno ao senhor, o profeta não inventou novidades, apenas pegou as pedras que estavam caídas pelo chão e reconstruiu o altar, o mesmo altar onde cultuavam ao Deus de Israel antes.
Este texto traz um grande ensinamento a nós, pois hoje vemos muitas igrejas, muitos lideres em nome de "avivamentos" espirituais inventarem muitas "novidades", muitas "modernidades", quando na verdade para um verdadeiro avivamento precisa-se de apenas uma coisa: restaurar o culto a Deus, ou seja, voltar-se para o Senhor quebrantado e arrependido, com um espirito grato e obediente, com uma vida disposta a servir ao Criador e seu semelhante.
Vejo hoje, no meio chamado evangélico, muito movimento, muita agitação, muitos eventos, muitas campanhas, muitas correntes, ou seja, muita "novidade", porém, pouco culto a Deus, pouca transformação de vida, pouco serviço ao Reino, poucos altares realmente reconstruídos para Deus.
Em Apocalipse capitulo 2:5, Deus ao exortar a igreja de Éfeso diz:"Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio" , o Senhor não queria da igreja de Éfeso nenhuma "novidade" eclesiástica, litúrgica,  doutrinaria, mas apenas que voltasse ao primeiro amor "e pratique as obras que praticava no princípio" .
em I João 2.7 o apostolo do amor orientando seus filhos na fé declara: "Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram". 
Amados, um despertamento ou um avivamento espiritual não vem de "novidades" eclesiásticas, litúrgicas ou doutrinarias, mas de se voltar para aquele que é "desde o principio", em obedecer aos mandamentos que temos "desde o principio", em voltar ao primeiro amor. Em reconstruir o altar do culto ao Senhor.
Que a graça de Cristo esteja com você.

André Senhorino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário