quarta-feira, 7 de novembro de 2012

EVANGELHO: UM CHAMADO PARA LIBERDADE.

EVANGELHO: UM CHAMADO PARA LIBERDADE.


"É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão". 
Gálatas 5:1

Hoje na internet estava vendo uma lista de proibições que uma determinada igreja evangélica impõe a seus seguidores:

Regulamento Interno, entre as principais proibições direcionadas a todos os membros estão:

-ter e ver TV, não é permitido assistir a nenhum tipo de programação (pois a TV é considerada a imagem da Besta,);

-escutar programas não evangélicos no rádio; (são orientados e estimulados a ouvir somente a programação da igreja "A Voz da Libertação", rádios de conteúdo musical evangélico e de notícias também são permitidos).

-praticar qualquer tipo de esportes (os adolescentes são estimulados a não participarem da aula de Educação Física nas escolas, sendo sugeridos trabalhos alternativos para obtenção de nota na matéria);

As mulheres são terminantemente proibidas de:

-usarem calças compridas, alegam não somente ser roupa de homem, mas uma vestimenta indecente (podendo usar somente saias ou vestidos);

-usarem qualquer tipo de maquiagem

-fazer depilação.

-cortar os seus cabelos (sendo proibido tosquiar,ou seja cortar até mesmo as pontas);

-não podem usar brincos e enfeites(com exceção da aliança de casamento ou noivado e relógio);


Já os homens não podem:

-usar bermudas ou shorts (mesmo dentro de casa ou para dormir, devem sempre usar calças compridas);

-usar ternos com abertura atras ( pois o demônio pode se esconder ali)

-andar sem camisas ou com as mesmas abertas (não sendo permito regatas ou camisetas sem manga);

-ter bigodes, costeletas ou cabelos crescidos (este ultimo é considerado desonra para o homem);

Postei esta lista (tive que resumi, pois tinha mais coisas!) pois ela ilustra muito bem a advertência que Paulo nos faz em Gálatas 5.1:"É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão". 
O Evangelho é um chamado para liberdade! não para outra prisão!
Cristo nos libertou do pecado: Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. 
João 8:34,36. Creio que estas proibições impostas por certas igrejas(mesmo que não sejam absurdas, como as que listei aqui) sejam uma tentativa de impedir as pessoas de pecarem, só que não adiante tentar "converter" as pessoas de fora para dentro, até porque a conversão, a libertação ou regeneração é obra exclusiva do Espirito Santo e não nossa!
A Bíblia deixa claro em Colossenses 2.20-23: "Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:
"Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "?
Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.
Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne". 
Ou seja, nós não pertencemos mais ao mundo, não somos mais escravos do pecado, não vivemos mais para pecar, fomos regenerados, transformados em nova criatura, por isso, não precisamos de um sistema religioso empedrado, que nos imponham regras rígidas para nos "manter na linha".
Como evangélicos, precisamos entender que somos livres, que fomos salvos para viver em liberdade, sendo assim, entendemos que  temos liberdade do pecado, e não liberdade para pecar, por isso, não precisamos abraçar nenhum tipo de sistema doutrinário baseado em regras de homens que nos ofereça uma "liberdade vigiada".
Se uma alma ainda não teve um verdadeiro encontro com a graça transformadora de Cristo, mesmo que seja um "dedicado religioso", não adianta impor-lhe as mais rígidas regras, uma hora ou outra ele ira se entregar ao pecado, não por que "perdeu a salvação", mas por que ainda era um escravo do pecado.
Queridos, o salvo não é aquele que tomou "banho de igreja", mas aquele que foi lavado pelo sangue de Jesus.
O evangelho é liberdade! liberdade do pecado, do julgo da religião, liberdade para viver em abundancia!

André Senhorino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário