sábado, 23 de fevereiro de 2013
AS 3 PENEIRAS
AS TRÊS PENEIRAS.
"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para
irar-se".
Tiago 1.19
Um rapaz procurou certo sábio e disse que precisava falar sobre uma outra pessoa.
Erguendo os olhos do livro que lia, o sábio perguntou:
- O que você deseja falar-me já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras? Retrucou o rapaz, curioso.
- Sim! Respondeu o sábio. A primeira peneira é a verdade. O que você quer conversar comigo a respeito dos outros é um fato ou você ouviu alguém falar? Caso seja algo que tenha apenas ouvido alguém falar, vamos encerrar o assunto por aqui mesmo.
- No entanto, sendo fato, devemos passar então pela segunda peneira – a bondade. O que você vai contar é algo de bom? Ajuda a construir o caminho, a fama do próximo?
- Se o assunto é realmente coisa boa, ainda assim temos a terceira peneira – a necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Pode melhorar a qualidade de vida das pessoas?
- E o sábio concluiu: Se passar pelas três peneiras, conte, estou pronto a ouvir, pois neste caso eu, você e nossos irmãos nos beneficiaremos. Todavia se for reprovado em pelo menos uma peneira, esqueça tudo e encerre o assunto. Será uma fofoca que servirá apenas para envenenar o ambiente e levar rancor e discórdia entre irmãos e amigos.
Por isso a Palavra de Deus nos diz:"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para
irar-se".
Precisamos ter sabedoria em nosso falar, principalmente ao falar de outras pessoas. A honra, a reputação, a imagem, a dignidade de alguém pode ser destruída por uma informação enganosa, por uma maledicência.
Em Provérbios lemos dois versículos que nos ensinam sobre o cuidado com a língua: "Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato".
Provérbios 10:19;
"O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua".
Provérbios 11:12.
Então, ao ouvir ou ao falar de alguém ou de algum assunto usemos os princípios bíblicos e as três peneiras!
André Senhorino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário