segunda-feira, 22 de julho de 2013

BÍBLIA X EXPERIÊNCIA: SUA FÉ ESTA FUNDAMENTADA ONDE?

S
"Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,
explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: "Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo".
Atos 17:2-3

Olá amados! que benção poder mais um vez estar com vocês, para juntos aprender um pouco mais sobre a palavra de Deus!
O apostolo Paulo é sem dúvida uma das figuras mais ricas, inspiradoras e edificantes da Bíblia.
Ele foi um homem que teve experiencias surpreendentes: encontrou-se de modo sobrenatural com Jesus no caminho de Damasco(Atos 9), foi arrebatado até o terceiro céu e ouviu "palavras que ao homem não é licito dizer".(II Cor.12.4), sem dizer também dos inumeráveis sinais, prodígios e curas que Deus efetuou através deste homem.
Mas, apesar destas maravilhosas experiências sobrenaturais, quando o apostolo anunciava o evangelho ou fazia defesa do mesmo, quando queria convencer que Jesus era o Messias, o Salvador que havia de vir ao mundo, Paulo não usava como argumento suas extraordinárias experiencias sobrenaturais, porém fundamentava seus argumentos na Palavra de Deus.
Um dos exemplos é o texto que supracitei de Atos 17:"Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: "Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo".v.v.2,3, Paulo poderia tentar convencer os Judeus de Tessalônica que Jesus era o Cristo apelando para suas experiências sobrenaturais, no entanto não o fez, usou as escrituras.Esta era a pratica corrente de Paulo: usar as escrituras.
Ele fez o mesmo em Bereia ( Atos17. 10-12) e por onde ele passava.
Meus irmãos, ao estudar isso vemos como é diferente a postura deste apostolo para os crentes de hoje.
Hoje assistimos uma multidão de crentes que alicerçam sua fé, praticas, doutrinas, em "experiencias sobrenaturais" ,muitas delas muito duvidosas,  em detrimento de uma sã doutrina fundamentada nas Escrituras Sagradas.
O ensino bíblico é claro quando diz que o anuncio do evangelho deve ser fundamentado nas escrituras, é a Bíblia e não minhas experiencias que devem ser pregadas, em I Cor. 15.1-4 lemos:  "Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.
Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.
Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,
foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras"

O Apostolo Paulo nunca pregou suas experiências, pregava o Evangelho de Cristo fundamentado nas Escrituras Sagradas.
O próprio Cristo nos deixou este exemplo, em Lucas 24 quando o Cristo ressurreto se encontra com os dois discípulos no Caminho de Emaús, o texto diz que "começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dEle em todas as escrituras", logo após ser reconhecido pelos discípulos no partir do pão, eles afirmaram: "Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? " Lucas 24:32, no mesmo capitulo 24 de Lucas, quando o mestre aparece aos discípulos os versos 44-45  diz que:"E disse-lhes: "Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos".
Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras". Tanto aos discípulos de Emaús quanto aos onze, Jesus poderia muito bem ter utilizado apenas o fato de já estar ressuscitado como seu grande argumento para provar que tudo o que Ele fez e pregou era verdade, porém não foi isto o que fez, assim como fez Paulo, Cristo se utilizou das sagradas Escrituras.
Romanos 10.17 diz que "...a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus". Tanto Cristo como o apostolo Paulo, que torno a repetir, fizeram muitos sinais, prodígios e milagres, sempre citavam as Sagradas escrituras; pregavam e ensinam fundamentados nas sagradas escrituras. Então porque hoje deve ser diferente? por que devo fundamentar minha fé, minhas convicções doutrinarias em experiencias sobrenaturais, muitas delas, sem fundamento algum nas Sagradas escrituras?
Pense nisso!

André Senhorino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário