sexta-feira, 16 de agosto de 2013

QUAL A IMPORTÂNCIA DO EVANGELHO PARA VOCÊ?

"Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.
Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem". 
Mateus 24:37-39

Pragmatismo. não, não tem nada a ver com pragas! segundo o dicionario é a "Doutrina filosófica que adota como critério da verdade a utilidade prática, identificando o verdadeiro como útil; senso prático". ou seja é o pensamento que só reconhece como verdadeiro ou importante algo que é pratico, útil para suprir os interesses imediatos. E nós vivemos em uma sociedade pragmática.
E este espirito pragmatista da sociedade não vem de hoje.
Nos dias de Noé, o povo rejeitou a pregação deste profeta que os advertia sobre o diluvio iminente e caçoavam de sua construção porque chuva era algo raríssimo naquela área. um diluvio então? sem chances! 
sendo assim, que utilidade pratica teria a pregação de Noé e que serventia teria um navio da altura de um prédio de quatro andares e o comprimento de doze ônibus enfileirados, num lugar que não chovia e nem tinha mar?
Noé lhes apresentava uma mensagem que estava fora da realidade que eles enxergavam e conseguiam compreender , pois uma sociedade pragmática só reconhece como importante, útil aquilo que esta diante de seus olhos e ao alcance de sua compreensão.
Por isso a Bíblia diz que "...veio o dilúvio e os levou a todos..." e Jesus complementa dizendo "...Assim acontecerá na vinda do Filho do homem"
A sociedade que vivemos hoje não é diferente da sociedade em que Noé vivia, ela é extremamente utilitarista e pragmática.  por isso Jesus declara: "...Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem...", a sociedade de hoje também só esta voltada para a suas necessidades e interesses do aqui e agora "...nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento...", e assim como o povo daquela época zombou da pregação de Noé e questionou a utilidade da arca, hoje também o povo zomba de Jesus e questiona o valor, a importância e utilidade do evangelho.
Pois que utilidade pode ter uma mensagem que não coaduna com os valores da sociedade perdida, que não supre as desejos imediatos e esta baseada na fé e não na realidade que os olhos podem ver ?
Para esta sociedade perdida e pragmática em que vivemos hoje, o evangelho tem a mesma importante e utilidade  que a arca tinha para a sociedade da época de Noé.
Por isso, infelizmente, hoje temos visto muitas igrejas cedendo a pressão da ditadura do pragmatismo e não mais pregando a mensagem do evangelho que chama o pecador ao arrependimento e a fugir da ira vindoura, da perdição eterna; porém uma mensagem antropocêntrica,  misticista e materialista voltada apenas para os interesses e necessidade do aqui e agora, e que teimam "apelidar" de evangelho.
Meus queridos, igreja de Jesus! precisamos intender que vivemos em uma sociedade contraria a fé, que só enxergam o que seus olhos veem e só compreendem o que sua mentes corrompidas alcançam. O Evangelho nunca será relevante, útil para uma sociedade assim. Para eles o Evangelho sempre terá a mesma utilidade que um navio no deserto do Saara.  por isso não podemos baratear o Evangelho, desfigura-lo de sua formatação original, despi-lo de sua gloria e grandeza transcendental, adulterar a sua mensagem e tirar dele sua visão da eternidade. Precisamos seguir o exemplo de Noé e nos manter firmes na mensagem e na obra que Deus confiou a nós, mesmo que, no momento, pareça algo sem uma utilidade pratica perante os homens, pois assim como um dia o diluvio veio, segundo as palavras do pregoeiro Noé e a arca foi o instrumento de salvação para as sua família, assim também, um dia Cristo virá, segundo afirma a sua Palavra e aqueles que creram no Evangelho de Cristo serão salvos por Ele.

André Senhorino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário