quarta-feira, 25 de maio de 2011

ALEGRIA.


12 “Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”.

Sou radialista de profissão. Algumas pessoas me perguntam se isto dá dinheiro, e sou sincero em responder: não. Alguns de nós até conseguem um “pezinho de meia” muito bom, mas ficar rico com rádio? Acho que só os donos!
Então, porque investir sua vida em algo que o retorno financeiro não é satisfatório? Eu respondo sem pestanejar: o prazer, a satisfação, a alegria que tenho em exercer minha profissão! Apesar de todas as lutas, privações, adversidades continuo perseverando, pois tenho alegria e satisfação naquilo que faço.
Pois quando perdemos a alegria em alguma coisa, não conseguimos mais sentir satisfação, não conseguimos mais colocar o coração no que fazemos e conseqüentemente podemos até mesmo abandoná-la.
O salmista Davi no Salmo 51, salmo que escreveu quando da sua triste experiência com Bate-seba, quando cometeu adultério e homicídio, descreve toda sua tristeza e lamenta-se arrependido.
Mas, o que acho interessante neste salmo, é que em nenhum momento Davi faz menção especificamente de seu pecado com Bate-seba, e ao homicídio de Urias, marido de Bate-seba, ele não promete que não fará de novo, não tenta se penitenciar por suas culpas, ele, porém, pede a Deus: “... torna a dar-me a alegria da tua salvação...”.
Você já se viu as voltas com um pecado em que você teima em reincidir?  Peca, se arrepende, promete que não fará mais, mas de novo, você esta lá!
Neste salmo nós aprendemos que Davi não pediu a Deus para não mais cometer aquele pecado, ele pediu para que o Senhor lhe desse a alegria da salvação. Então aprendemos que o grande problema não é aquele pecado especifico, o grande problema não é a mentirinha que eu conto, os atos desonestos que teimo em praticar, os acessos de fúria, as fofocas, o não perdão etc, todas estas coisas são sintomáticas, o grande problema é que não estou tendo alegria em minha salvação, e estou tendo alegria e satisfação em todas estas coisas.
Pois, com certeza, se eu tenho satisfação e alegria em minha salvação, não terei alegria e satisfação em mentir, ser desonesto, não perdoar, ter ataques de fúria, em fornicar, fazer fofoca etc, pois quando não tenho alegria na salvação, então procurarei alegria em ouros lugares.
Por isso, em outro salmo, o Salmo 1 lemos assim: “...1Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;
2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite...”.  O salmista aqui deixa claro que quando meu prazer( minha satisfação, alegria) esta em Deus, não terei ouvidos para o conselho de gente ímpia, não terei interesse em dar uma “espiadinha” no que os pecadores estão fazendo e não terei tempo para perder com atividades que não dão alegria ao meu Deus.
Pois aquele que tem alegria em sua salvação, tem alegria em viver para aquilo que é bom, útil, santo e agradável a Deus.
Davi no Salmo 122.1 declara: Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”.Quem tem a alegria da salvação, tem alegria em ir à Casa de Deus.
O profeta Jeremias no capitulo 15 do seu livro, diz ao Senhor no verso 16: “Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração...”.  O profeta fala aqui que a Palavra de Deus é o gozo (satisfação, prazer) e alegria em seu coração, pois quem tem a alegria da salvação tem prazer e alegria na Palavra de Deus.
Também, quem tem a alegria da salvação, serve a Deus com alegria, nos Salmos 100 lemos assim: “... servi ao Senhor com alegria...” v.2.
E creio que o teste fundamental para saber se temos a alegria em nossa salvação,  seja nos perguntar: minha maior alegria é Deus? O salmista no salmo 43.4 fala: “... Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria...”, ou como diz na Bíblia versão N.V.I. “... a Deus, a fonte da minha plena alegria...”, pois eu só posso ter verdadeira alegria em minha salvação, se minha maior alegria, se a fonte da minha alegria, for Deus. Pois, quando não é assim, a salvação perde seu brilho, seu sentido, a própria graça perde sua graça.
Você tem alegria em sua salvação? ou sua vida cristã tem sido um emaranhado de desânimo, frustrações e tristezas?
Você tem tido alegria de ir à Casa de Deus? Tem tido alegria na Palavra de Deus? Tem sentido alegria em servir a Deus? Sua grande alegria, ou, “a alegria de sua alegria” é Deus? Se a resposta a todas estas perguntas é um sincero não, então te convido agora a dobrar seus joelhos e fazer como Davi, peça a Deus: devolva-me a alegria da tua salvação!
Que a graça é o Amor de Deus esteja contigo!

André Senhorino.

CONFIRA O VIDEO DE HOJE, E VEJA ONDE ESTA SUA ALEGRIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário