quinta-feira, 19 de maio de 2011

JESUS, O PASTOR QUE CUIDA- MARCOS 6: 34-42.


“34 E Jesus, ao desembarcar, viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
35 Estando a hora já muito adiantada, aproximaram-se dele seus discípulos e disseram: O lugar é deserto, e a hora já está muito adiantada;
36 despede-os, para que vão aos sítios e às aldeias, em redor, e comprem para si o que comer.
37 Ele, porém, lhes respondeu: Dai-lhes vós de comer. Então eles lhe perguntaram: Havemos de ir comprar duzentos denários de pão e dar-lhes de comer?
38 Ao que ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver. E, tendo-se informado, responderam: Cinco pães e dois peixes.
39 Então lhes ordenou que a todos fizessem reclinar-se, em grupos, sobre a relva verde.
40 E reclinaram-se em grupos de cem e de cinqüenta.
41 E tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo os olhos ao céu, os abençoou; partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem; também repartiu os dois peixes por todos.
42 E todos comeram e se fartaram”.
  MARCOS 6: 34-42.

Neste texto Jesus e seus discípulos, após um intenso trabalho evangelistico, procuram um lugar deserto onde pudessem, por um pouco, descansar. A multidão, porém, mais uma vez os acompanha desfazendo assim seus planos de repouso.

“... quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão...” V.34a.
O impressionante neste texto é que no verso 34 Jesus ao descer do barco e contemplar aquela visão que seria desoladora e irritante para qualquer pessoa que desejaria “uma folga” da multidão Ele não se irrita, Ele se compadece.
Jesus não contempla aquela multidão como uma simples massa de gente, inconveniente e problemática, mas os olha como indivíduos, gente, seres humanos, carentes de compaixão, de dignidade, de ajuda, de amor.
Vivemos em uma sociedade cada vez mais fria e impessoal, onde perdemos nosso valor como indivíduos, como seres humanos com uma história e necessidades especificas, e nos tornamos simplesmente mais uma parte de uma multidão sem nome, sem rosto.
Por exemplo: para o Estado somos apenas mais um numero de CPF que paga impostos; para o medico somos apenas mais um diagnóstico; para o patrão somos apenas mais um empregado para lhe dar lucro; para os políticos somos apenas mais um voto...e por ai vai...
Jesus, porém, não nos vê como apenas um numero, mais uma peça para ser usada e manipulada de maneira interesseira, mas como indivíduos únicos e especiais criados pelo Pai Celeste.
Jesus tem um olhar especial sobre você.

“... teve compaixão deles, por que eram como ovelhas que não tem pastor...” v.34b.

Jesus olha não só a individualidade daquela multidão, mais o real estado humano e espiritual, de cada um; A Bíblia diz que Jesus “... compadeceu-se deles...”, “compaixão” significa: “misericórdia suscitada pela miséria alheia”, Jesus enxergou aquelas pessoas “... como ovelhas sem pastor...”, pessoas carentes de socorro, de orientação, de esperança, de paz.
É comum neste mundo onde vivemos diante dos tristes fatos que experimentamos, usarmos a expressão: “neste mundo ninguém se importa com mais ninguém!”, Jesus, porém, verdadeiramente se importou com aquela multidão, com a miséria, com os sentimentos, com o sofrimento, com a fome.
Jesus verdadeiramente pastoreou aquelas vidas. Jesus verdadeiramente se importou com ela.
Jesus não ignorou as lutas e necessidades espirituais daquele povo,
Jesus pastoreou as almas “... e começou ensinar-lhes muitas coisas...”.
Mas também Jesus não fugiu das lutas e necessidades humanas daquela multidão, como queriam os discípulos, Ele pastoreou as vidas “... dêem-lhes algo para comer”.
Jesus tem um olhar especial sobre cada um de nós, sobre nossas lutas e necessidades, porém, este olhar não é um olhar distante e descomprometido, mas um olhar que o leva a se envolver conosco e agir em nosso favor.
Jesus não nos oferece apenas palavras, promessas, boas intenções, ele oferece um envolvimento pessoal conosco.
Em João 10:10, Ele afirma: “Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. Jesus é o pastor que não dá a você somente palavras de consolo e apoio para que você atravesse o caminho espinhoso que esta passando, Ele é o pastor que atravessa com você.
Jesus esta vendo o seu sofrimento, Jesus esta vendo as suas lutas, Ele contempla e compreende os seus dilemas, as suas lágrimas; Ele verdadeiramente se importa com sua alma, com sua vida;Ele verdadeiramente se importa com você.
Se você se cansou de ser mais um na multidão que vaga errante, sem rumo e sem esperança, cansada de promessas de solução que nunca vem, saiba que o mesmo Jesus, o Pastor que teve um olhar especial sobre cada individuo daquela multidão, que viu e realmente se importou com a condição espiritual e humana de cada um deles, ainda hoje tem um olhar especial sobre suas lutas, necessidades; sobre sua alma, sobre sua vida.
Deixe Jesus, O Bom pastor, pastorear sua vida, pastorear sua alma.
Que a graça e a paz de Cristo esteja convosco.

André Senhorino.



Um comentário:

  1. Se não fosse o Senhor, o seria de nós???
    E ainda não temos tempo de orar, mais sim de reclamar que Ele não tem tempo de cuidar de nossas vidas.
    Como podemos as vezes ser tão ingratos?
    Deus sempre cuidando de nós mesmo sendo frios na presença dEle....
    Devemos entregar nosso ser a Ele, pois nós devemos honrar seu nome....

    "Senhor...sem Ti não somos nada...Te louvo e te agradeço por tudo que tens feito, até mesmo das dificuldades, pois elas servem para dar nosso testemunhos e mostrar que Ele está conosco.Pois se o mar não se abrir nós iremos passar por cima das águas...Amém"

    Deus te abençoe André...

    ResponderExcluir