"Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.
Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles".
Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo
e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "
Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma".
Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.
O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: "Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa". I REIS 19.1-7.
Você alguma vez já se sentiu "no limite" de suas forças, de sua energia física, psicológica, espiritual?
Lembro-me que alguns anos atras havia um programa de tv com este nome "no limite", e neste programas os participantes eram realmente levados "ao limite" de suas forças.
vivemos em um mundo onde o trabalho, as preocupações e responsabilidades familiares, os problemas da vida, o transito, o stress do corre-corre diário, tudo isso nos faz as vezes sentir-nos "no limite" das nossas forças.
creio que era esta a situação que o profeta Elias se encontrava no texto que colocamos acima.
O profeta, havia vencidos os 450 profetas de baal, Deus havia lhe dado uma grande vitoria, depois de mais de três anos de seca, Elias orou e voltou a chover, o profeta também havia resistindo anos de perseguição por parte de Acabe e Gezabel, e creio que devido a toda estas lutas, o profeta chega ao limite de suas forças e mais uma ameaça de Gezabel é o suficiente, para desencadear no profeta, um quadro depressivo.
sabe, quantas vezes nos encontramos assim: cansado devido as lutas, esgotado física e psicologicamente pelas labutas diárias, esgotados! " nos sentindo realmente "no limite".
Então, o que fazer? em primeiro lugar, Elias descansou. Ele era um grande profeta de Deus, tremendamente usado por Ele, mas nada disso tirava-lhe a condição de ser humano sujeito a fraquezas e limitações.(TIAGO 5.17). Será que você não tem se esquecido disso? que é humano e não maquina? nossa condição de seres espirituais não anula nossa humanidade.
você tem cuidado de sua saúde? tem descansado devidamente? tem se alimentado direito?
Antes de falar com Elias Deus alimentou a Elias e o deixou descansar, pois, existem situações que precisamos orar, ter uma intervenção sobrenatural de Deus,outras porém, uma alimentação correta e uma boa noite de sono são suficientes para resolver.
Elias depois de refeita suas forças foi até horebe, monte de Deus, o local onde Moises recebeu as leis de deus, onde o primeiro pacto foi estabelecido, e como uma busca as raizes, já que o povo havia abandonado o Deus da Aliança, e as suas Leis, o profeta ali estava como um recomeço.
Quantas vezes você tem parado para relembrar as Leis, as promessas de Deus?
Parado para meditar, ouvir Deus falar, renovar suas forças espirituais?
Com Elias, aprendemos que tão necessário quando a alimentação diária, é esta busca por um alimento diário para nossa alma.
quando estivermos "no limite", busquemos, como Elias refazer nossas forças pela comunhão com Deus.
que a graça de Cristo esteja convosco!
andré Senhorino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário