terça-feira, 9 de outubro de 2012

LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE - LIÇÃO 7

LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE.
LIÇÃO 7.
A CURA PARA ANSIEDADE.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". 
Mateus 6:33-34

Chegamos a sétima lição desta série de estudos no sermão do monte. Hoje continuaremos a falar sobre dinheiro, sobre bens materiais e a luta frenética dos homens para conquista-los.
E creio que seja esta "busca frenética"  pelos bens materiais, pela sobrevivência a razão de tanta gente sofrendo de ansiedade, stress, síndrome do pânico e outras patologias deste mundo pós-moderno.
E qual é a cura para tudo isso? MATEUS 6.25-34!

A CURA PARA A ANSIEDADE É:

1- COLOCAR A VIDA ACIMA DA SOBREVIVÊNCIA.
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?" 
Mateus 6:25
Uma das grandes crises de hoje é que estamos colocando a luta pela sobrevivência acima da própria vida, parece que nossa condição de humanos se tornou um mero detalhe sem importância, o que tem valor é o ter,  o conquistar, somos apenas meras sombras destas coisas.
"Sim, cada um vai e volta como uma sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela". Salmos 39.6 É bom lembrar que sombra não tem vida própria é apenas um mero reflexo de outro ser existente, por isso, quando colocamos a luta pela sobrevivência, o acumulo de bens materiais acima da nossa própria vida nos tornamos uma mera sombra patética das coisas materiais. Neste versículo 25 o Mestre nos ensina que sua vida tem mais valor do que qualquer bem material que você consiga conquistar.

2.ENTENDER QUE ANSIEDADE, NÃO ACRESCENTA NADA.

"Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" 
Mateus 6:27
Para muitas pessoas, 24 horas por dia é pouco para tudo o que tem para fazer, parece que hoje estamos viciados em correria, temos que ficar ocupados o tempo todo, sem ter tempo para nada, nem mesmo para parar e nos perguntar: para onde toda esta agitação esta me levando? 
Como o Mestre nos ensinou não podemos acrescentar uma hora que seja a nossa existência  por isso de nada nos adianta nos tornar escravos da ansiedade para um dia, quem sabe tarde de mais, descobrir que o tempo passou e nós não vivemos, meramente existimos em função de coisas, em função da ansiedade.

3- SOBRE TUDO, ENTENDER QUE SOMOS DEPENDENTES DE DEUS, NÃO DO QUE É MATERIAL.

"Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? 
"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas". 
Mateus 6:28-33
Estou convicto que este é o ponto fundamental para vencermos o stress e toda ansiedade: entender que precisamos de coisas materiais, mas dependemos de Deus para viver.
O Mestre aqui não esta ensinando que devemos parar de trabalhar, de lutar por nossa sobrevivência, mas que devemos fazer estas coisas com nossas almas descansadas na dependência em Deus.
A Palavra de Deus nos diz em João 3.27: " O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu".
Toda saúde , força, inteligencia e sabedoria que temos para realizar coisas aqui na terra é dada do céu.
Por isso em Atos 17.25,28 lemos: "Ele (Deus) não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque Ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas... ‘Pois nEle (por Deus) vivemos, nos movemos e existimos’", assim sendo, a Palavra de Deus deixa claro que dependemos do Senhor para receber tudo, dependemos dEle para viver, mover e existir.
Creio que a raiz de toda esta "cultura" do stress, de toda esta prisão de ansiedade que vive a moderna sociedade é a crença do homem ser auto-suficiente(e esta crença é reforçada por muitos ensinos "ditos" evangélicos ), esta crença tem feito surgir patologias como a síndrome do panico, aumentado a venda de calmantes, o numero de suicídios, causado distúrbios sociais dos mais variados etc...ou seja tornado a vida um fardo difícil de carregar! quando tudo isso poderia ser evitado com um remédio que as aves do céu e os lírios do campo já conhecem a muito tempo: a dependência de Deus.
Por isso quero concluir este estudo com as palavras do Salmo 127.1,2: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem". 

Amados, lutem, trabalhem e vivam na dependência do Pai Celeste e serás feliz!

André Senhorino.

AMANHÃ TEM MAIS ESTUDOS NO SERMÃO DO MONTE...


PARA VOCÊ REFLETIR:

"POIS NELE (POR DEUS) VIVEMOS, NOS MOVEMOS E EXISTIMOS" ATOS 17.28



Nenhum comentário:

Postar um comentário