segunda-feira, 8 de outubro de 2012

LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE - LIÇÃO 6


LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE
LIÇÃO - 6
"FÉ X DINHEIRO"


"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". 
Mateus 6:24

Olá irmãos! que a paz esteja com todos! que bom iniciarmos mais uma semana, e vamos inicia-la retomando o nosso estudo sobre as lições do sermão do monte.
E na lição de hoje vamos falar sobre algo que causado muitas polemicas através dos tempos: fé x dinheiro.
O Mestre trata deste tema neste trecho do sermão do monte e nos leva a reflexão de como é a nossa relação com o dinheiro, com os bens materiais.

Nos versos 19-21 Jesus ensina: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.
Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração". 
É bom deixar claro que não é errado, por meios lícitos,  juntar dinheiro, riquezas; o perigo é termos uma relação nociva com ele.
Uma das definições para a palavra "tesouro" é: . "Pessoa ou coisa por que se tem profunda afeição ou a que se liga com grande apreço". Cristo aqui não condena o acumulo de bens em si, mas colocar o coração nestes bens, colocando-os acima do valores espirituais.
O mestre aqui quer nos ensinar que o lugar para guardar o dinheiro é no banco, não no coração.
nos versos 22 e 23 Jesus diz:"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz.
Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!" 
Creio que o Mestre aqui queira nos ensinar sobre o perigo da ganância. Ele aqui diz que "os olhos são a candeia do corpo", ou seja, é o instrumento responsável por trazer a luz do conhecimento, do entendimento sobre o que vemos para o nosso interior, porém, se   "os teus olhos forem maus", ou seja, contaminados pela ganância, toda a nossa leitura do mundo será gananciosa e mesquinha.
E finalmente, no verso 24 Jesus declara:  "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro". 
Cristo não nos condena por ter dinheiro, Ele nos adverte sobre o perigo de o termos como nosso senhor, como um tipo de "deus".
O que o dinheiro é para você: um servo ou o seu senhor?
Como saberei, com verdade, esta resposta? 
Faça-se e responda-se, com sinceridade, as seguintes perguntas: o dinheiro, os bens materiais influenciam suas opiniões, seus valores éticos e morais? Você dedica mais tempo a quem, a Deus ou ao dinheiro? Você vive em função de que?
Um escravo não tem vontade, nem opinião, nem iniciativas próprias  um escravo dedica todo o seu tempo e esforço para agradar ao seu senhor, um escravo vive acorrentado e em função de seu senhor.
Se a sua relação com seu bens tem sido assim, você tem servido ao senhor e ao "deus" errado!
Reflita sobre isso, e que a graça de Deus esteja com você!

André Senhorino.

ESTE ESTUDO CONTINUA AMANHÃ...





Nenhum comentário:

Postar um comentário