domingo, 7 de outubro de 2012

SALVAÇÃO - EU POSSO PERDE-LA?


SALVAÇÃO -
 EU POSSO PERDE-LA?


"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida". 
João 5:24


Olá queridos! hoje concluiremos nosso estudo sobre salvação que iniciamos ontem.
Antes de iniciarmos a segunda e ultima parte deste estudo, vamos rapidamente recapitular o que aprendemos ontem.

POR QUE PRECISAMOS DE SALVAÇÃO?:

1. Preciso de salvação, porque estou perdido devido ao meu estado de separação de Deus, pela minha condição de pecador.(Romanos 3.23/5.12)

2.Preciso de salvação, porque minha alma esta morta por causa do pecado e espiritualmente estou sujeito a todas as influencias do reino das trevas. (Efésios 2.1-4)

O QUE É SALVAÇÃO?

Salvação, é quando uma vez arrependido dos meus pecados, me entrego a Cristo como único e suficiente Salvador  e Ele me ressuscita espiritualmente, me reconciliando com Deus. Mudando assim, minha condição espiritual (não vivo mais sob a influência do reino das trevas, mas agora sob o domínio do Reino dos Céus) e também o estado da minha alma, passando do estado de "morte eterna" para a condição de "Vida Eterna".
(Efésios 2. 4-6/Filipenses: 1.13/1 Pedro 2.9b/João 5.24)


Na ultima parte deste estudo, iremos abordar um tema sobre salvação que é polêmico, mas que precisa ser, a luz da BÍBLIA,  esclarecido, pois é dúvida para muitos crentes, que é: POSSO PERDER A SALVAÇÃO?

Para começar, quero dizer que salvação tem haver com uma palavra chamada REGENERAÇÃO.
Assim sendo, eu não posso afirmar que "sou salvo", se eu não fui "regenerado" por Cristo.
Segundo o dicionario Aurélio, a palavra REGENERAR significa: "dar nova existência a...", por isso a BÍBLIA diz em II Corintios 5.17: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura (ou nova criação) é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". quem é salvo, é "nova criatura", ou tem "nova existência" , ou seja, é regenerado, não vive mais segundo o diabo, a carne , o pecado ou o mundo, mais tem uma "nova existência" em santidade e justiça segundo Cristo.
Por isso Cristo declarou a Nicodemos :" Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo (ou seja não for "regenerado", "gerado novamente"), não pode ver o reino de Deus". João 3.3. 
O dicionario define a palavra "regeneração" como "restabelecimento do que estava destruído", e não é isso que Cristo veio fazer? "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Lucas 19.10.
Aquilo que estava perdido, destruído pelo pecado, passou pela obra de "regeneração" através de Cristo.
REGENERAÇÃO, também significa:" reforma moral". O salvo por Cristo Jesus, que foi "regenerado" por Ele, passou por uma "reforma moral", ou seja, não tem mais o prazer de compactuar com a imoralidade, a corrupção, a mentira, a violência, a desonestidade ou qualquer outro tipo de ato, de pratica pecaminosa, porque é "nova criatura", é um ser "regenerado" pela obra salvífica de Cristo. 
Por isso a Palavra de Deus nos diz: "Vocês sabem que Ele (Jesus) se manifestou para tirar os nossos pecados, e nEle não há pecado.
Todo aquele que nEle permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.
Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.
Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.
Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. 
1 João 3:5-10.
A PALAVRA DE DEUS aqui nos afirma que é impossível que  o salvo, aquele que foi "regenerado", "nascido de novo", que passou por uma "reforma moral", continue a ter prazer de viver no pecado.

Finalmente, diante de tudo o que a PALAVRA DE DEUS nos ensinou, você continua achando que o salvo pode "perder" sua salvação?

Se um dia alguém se considerou salvo e disse que "perdeu" a salvação, das duas é uma: ou a obra redentora de Cristo é falha, ou este "salvo" nunca o foi de verdade.
Eu, particularmente, fico com a segunda opção.
Em I João 2.19 a BÍBLIA nos declara: "Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos".

PARA CONCLUIR ESTE ESTUDO E ESCLARECER UM POUCO MAIS SOBRE O QUE APRENDEMOS, ASSISTA AO VÍDEO QUE POSTEI ABAIXO, ELE EXEMPLIFICA A GENUÍNA CONVERSÃO.


QUE DEUS ABENÇOE A TODOS, AMANHÃ RETOMAREMOS NOSSA SÉRIE DE ESTUDOS EM MATEUS CAPITULO 5!

Nenhum comentário:

Postar um comentário