sábado, 6 de outubro de 2012

SALVAÇÃO - O QUE É ISSO?


SALVAÇÃO.
O QUE É ISSO?


"Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida". 
João 5:24

Olá queridos! quero lhes pedir licença para dar uma pausa em nosso estudo no livro de Mateus o qual retomaremos na segunda feira, para hoje abordar um tema super importante: salvação.
Sabe, vejo muita gente, até alguns com bastante tempo de igreja, que ainda tem duvidas sobre este tema, duvidas como: posso ter certeza da vida eterna? ou, posso perder a salvação?
Para começar, é bom que primeiro definamos o que é salvação. Pois o que eu tenho percebido no meio evangélico é que muitos discutem sobre salvação sem ter, muitas vezes, a minima noção do que ela significa.

A Palavra de Deus nos diz que devido o pecado de Adão, "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Romanos 3.23/5.12, ou seja, todos nós estamos   perdidos por que somos pecadores.
Estar perdido também significa que estamos "espiritualmente mortos" e vivendo sujeitos a toda influência do reino das trevas. Em Efésios 2.1-3. lemos: "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.
Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira". muitos erroneamente acham que a expressão "Vida Eterna" é só devido o fato que os salvos vão viver eternamente no céu, porém, se eu estou perdido, ou espiritualmente morto, minha alma esta condenada a um estado de "morte eterna", (até porque, a alma é eterna) posso estar vivo fisicamente, mas minha alma esta num estado de morte, pois esta separada de Deus.
Por isso, quando Jesus fala em "nascer de novo"(João 3.3), Ele esta falando do renascimento da alma de seu estado de subjugação ao reino das trevas e do estado de morte eterna, para nascer sob o domínio do Reino de Deus e para  passar a ter "Vida Eterna".
É bom ressaltar que o sentido da expressão "estar no mundo", não tem haver com um posicionamento geográfico,  mas com um estado de condição espiritual. 
Ainda em Efésios 2. 4-6, vamos entender melhor isso: "Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus", assim sendo, Cristo quando me salva, Ele ressuscita minha alma do estado de morte eterna, e "me faz assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" ou seja, muda a minha condição espiritual, não vivo mais, sujeito as influências espirituais do reino das trevas, mais espiritualmente estou sob o domínio, a influência do Reino dos céus.
por isso a Bíblia nos diz em Filipenses: 1.13:"Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado". Em 1 Pedro 2.9b nos diz que fomos chamados "para anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz".

ENTÃO, RECAPITULANDO:

1. Preciso de salvação, por que estou perdido devido ao meu estado de separação de Deus, pela minha condição de pecador. (Romanos 3.23/5.12)

2.Preciso de salvação, por que minha alma esta morta por causa do pecado e espiritualmente estou sujeito a todas as influencias do reino das trevas. (Efésios 2.1-4)

3. Salvação, é quando Cristo me ressuscita espiritualmente, me reconciliando com Deus.
Mudando assim, minha condição espiritual (não vivo mais sob a influência do reino das trevas, mas agora sob o domínio do Reino dos Céus) e também o estado da minha alma, passando do estado de "morte eterna" para a condição de "Vida Eterna".
(Efésios 2. 4-6/Filipenses: 1.13/1 Pedro 2.9b/João 5.24)

Amanhã concluiremos este assunto, que Deus te abençoe!
André Senhorino.

E SEGUNDA, CONTINUA O ESTUDO: LIÇÕES DO SERMÃO DO MONTE.






Nenhum comentário:

Postar um comentário