sábado, 3 de novembro de 2012

NÃO DÊ OPORTUNIDADE AO PECADO.


NÃO DÊ OPORTUNIDADE PARA O PECADO. 

"Irmãos, vocês foram chamados para liberdade. Mas não usem da liberdade para dar oportunidade a carne".
Galatas 5.13.

Vamos supor que você encontre um negócio que não dá para resistir. O dono de um engenho de mil hectares quer vender a propriedade dele por apenas 10,000 reais. Ele só quer ficar com um hectare no meio daquela propriedade em nome dele. O resto será seu. Parece um negócio imperdível.  Você se junta com alguns parentes, todo mundo contribuindo com uma parte, todo mundo entrando com sua poupança. Daí, depois de fechar o negócio você descobre a má notícia. Pela lei, o proprietário daquele um hectare no meio dos seus mil hectares tem direito a cortar uma estrada através da sua propriedade para chegar à dele. E, você não pode fazer nada. Ou seja, você é dono de uma grande propriedade, só que ela é cortada pelo meio pela estrada do antigo dono para chegar aquele um hectare dele.
Esta estoria ilustra muito bem o que acontece quando damos oportunidade ao pecado, ao diabo em nossas vidas. O diabo, o pecado, o mal, não precisam de grande coisas, basta apenas um pequeno pedaço, uma pequena brecha, uma pequenina oportunidade para agir em nossa vida.
Por isso a Bíblia nos adverte: "Irmãos...não dê oportunidade a carne". Como servos de Deus precisamos estar em constante vigilância  "Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar". I Pedro 5.8,ou seja, como um predador ele busca pacientemente a oportunidade certa de tragar sua vitima.Por esta razão precisamos estar sempre alertas e em vigilância.
A vigilância é algo tão importante na vida do cristão que Jesus disse aos seus discípulos : "vigiem e orem". Mateus 26.41, reparem que não foi "orem e vigiem" mas "vigiem e orem", pois, se precisamos "orar sem cessar" (I Tessalonicenses 5.17), precisamos também vigiar com a mesma constância. 
Jesus nos adverte a "vigiar e orar" porque "o espirito esta pronto, mas a carne é fraca", ai esta a importância da vigilância: o problema maior, não é que a carne seja fraca, mas a falta de vigilância que ocasiona a oportunidade para sermos tentados nas fraquezas da nossa carne. 
Por mais "espirituais" que nos achemos, não podemos descuidar da vigilância,  pois a fraqueza de nossa carne sempre criará a oportunidade que o diabo ou a carne precisa para agir.
Por exemplo, por mais forte espiritualmente que me sinta, se sou casado, o que você acha que vai acontecer se ficar sempre sozinho de papo no Facebook com uma garota solteira, bonita e atraente? 
Me entendeu? a unica maneira de não cairmos em tentação, de não cairmos nos laços que o inimigo arma contra nossa vida, é vigiar e não dar oportunidade para as fraquezas da carne. 
É aquela história: se você é diabético  não passe nem perto de uma loja de doces!
Em Lucas 4 lemos que o inimigo após ter suas tentativas contra Jesus frustradas "retirou-se até ocasião oportuna" V.13 não pense que o diabo vai desistir porque você venceu uma tentação hoje e outra amanhã, ele vai procurar outra "ocasião oportuna" para te destruir. Por isso vigie! não dê oportunidade a carne! não crie uma "ocasião oportuna" para o diabo!
Que a Graça e o Amor de Cristo esteja com você.

André Senhorino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário