terça-feira, 13 de novembro de 2012

A CULPA É DO DEMÔNIO!

A CULPA É DO DEMÔNIO!


"Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,
as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.
Todos esses males vêm de dentro..." 
Marcos 7:21-23

Conta-se por ai uma estorinha, dizem que uma pessoa estava passando por uma praça, e ouviu um choro sofrido e desesperador de alguém desconhecido, então voltou para ver do que se tratava; ao chegar perto, percebeu logo que o chorão daquele lugar era nada mais nada menos que o diabo, curiosa, a pessoa perguntou: “olá seu diabo, porque chora tanto assim?” E o capetão supremo ainda em prantos doídos respondeu: “ah! Eu não estou mais aguentado isso; tudo que acontece com esses crentes é minha culpa”, logo em seguida o diabo chorão, virou as costas e saiu dando chutes no vento dizendo: “tudo eu, tudo eu, tudo eu”. 
Esta ilustração, longe de tirar o caráter maligno do diabo, pois ele veio"matar, roubar e destruir" João 10.10 e "anda ao redor bramando como leão, buscando alguém para destruir" I Pedro 5.8. procura mostrar como muitas vezes queremos tirar a responsabilidade do homem por seus pecados e coloca-las totalmente na conta do diabo.
Temos que reconhecer que o pecado entrou no mundo por culpa do maligno, Gênesis 3 nos mostra isso, porém, ali também vemos que Deus também não isentou Adão e Eva por sua culpa no acontecido, tanto que eles foram expulsos do paraíso como condenação.
No entanto nos dias de hoje, vemos uma "doutrina" que coloca a culpa dos pecados cometidos pelo homem totalmente sob responsabilidade do diabo.
Hoje temos o "demônio da mentira", "demônio do adultério , demônio da prostituição", "demônio da desonestidade" e por ai vai! como se as pessoas que cometem estes tipos de pecados e outros que poderia aqui listar estivessem totalmente possessas, sem consciência, sem controle e sem responsabilidade dos pecados por ela cometidos, sendo assim, é só fazer uma "oração forte" expulsar os capirotos responsáveis pelos pecados específicos e tudo certo! 
Só que duas questões ficam em aberto: e a responsabilidade pessoal do que praticou os pecados, como fica? e segundo: se a culpa era todo dos demônios  então o sujeito que foi "liberto" não necessita de se arrepender?
Mas, isto é correto? vamos a Bíblia!
em Marcos 7.21-23 lemos: "Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,
as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.
Todos esses males vêm de dentro...". Jesus aqui afirma que toda fonte de pecados, vem de dentro, do coração do homem, ou seja, da natureza pecaminosa do homem.
vemos claramente isso em Gálatas 5.19-21 : "Ora, as obras da carne(natureza pecaminosa) são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes...". 
em Romanos também lemos sobre isso:"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja..." 
Romanos 8:5
 Diante disso, vemos que não podemos jogar a culpa dos nossos pecados a demônios  mas sim, a nós mesmos que cedemos aos desejos da nossa carne ou natureza pecaminosa.
É claro que o diabo faz de tudo para que estejamos em pecado, porém, isso não tira a nossa responsabilidade ao pecar, pois se cedemos a alguma tentação, mesmo arquitetada pelo maligno, a culpa, a responsabilidade é nossa: "Cada um, porém, é tentado pela sua própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte". 
ao analisarmos todos estes ensinos bíblicos  não podemos continuar achando que uma "oração forte", para "amarrar" todos os demônios na vida de alguém resolve todo o problema. Não! não resolve!
Jesus afirma em joão 8.34,36:Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado....Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres". a doutrina bíblica é que o homem é responsável pelos seus pecados, sendo assim precisa se arrepender(Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.Atos 3.19), e receber o perdão e a libertação que só Cristo pode dar.
Que a graça de Cristo esteja com vocês.

André Senhorino.







Nenhum comentário:

Postar um comentário