"É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus.
Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos.
Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.
A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição.
Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança".
Lucas 8:11-15.
Olá abençoados! sejam bem vindos a mais uma lição da nossa série de estudos sobre a parábola do semeador.
Ontem aprendemos que para a Palavra de Deus frutificar em nosso coração é preciso retirar as pedras da incredulidade e do pecado de nosso coração.
Hoje, chegamos ao terceiro tipo de terreno, ou coração, que Jesus fala na parábola.
O verso 14 diz que "a parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, seguindo o seu caminho, são sufocados pelas preocupações, riquezas e prazeres desta vida e não dão fruto que chegue a amadurecer", ou seja, a semente (a palavra) foi semeada, chegou a germinar e crescer(trouxe algum resultado, alguma mudança), mas deu fruto que chegou a amadurecer. Mas por que? porque a semente germinou entre espinhos, e que espinhos são estes? resposta: "...preocupações, riquezas e prazeres desta vida...".
Aqui cabe mais uma pergunta: e por que isto acontece? creio que a resposta esteja no próprio texto: "...ouviram e, seguindo o seu caminho...", sabe, muita gente que povoa as nossas igrejas hoje, ouvem a Palavra, tomam a sua decisão por Cristo, cumpre seus compromissos eclesiásticos porém continuam "seguindo o seu caminho", ou seja, conservando os espinhos das "...preocupações, riquezas e prazeres desta vida...".
Você já deve ter visto aquela pessoa que tinha tudo para ser uma benção na igreja, mas no entanto, não é. Porque? porque continua seguindo o caminho dos espinhos, do materialismo, do mundanismo, da carnalidade.
Neste mundo que vivemos, onde somos constantemente assediados por tanta carnalidade, tanto materialismo, tanta oportunidade de prazeres é muito fácil, se não vigiarmos, acabar enchendo nosso coração dos espinhos que sufocam a semente e fazem a Palavra não dar fruto como deveria.
E quando falo isso, não falo de carnalidade, mundanismo como aqueles "pecados cabeludos" que tanto vemos acontecer, muitas vezes, não chegamos a pecar assim, mas a própria luta pela sobrevivência, para melhorar de vida profissional, financeira, que são coisas corretas, legitimas, sem dúvida alguma!, porém, se colocadas acima de tudo, se tornam estes espinhos cheios de ansiedade, preocupações, stresses que acabam nos deixando apegados ao extremo ao que é deste mundo e infrutíferos quanto a nossa vida espiritual.
Amados tomemos cuidados com estes espinhos! vamos vigiar nisto, a todo custo retira-los de nosso coração, porque nenhuma conquista terrena, por maior que seja, compensa uma vida infrutífera diante de Deus.
Pense nisso!
André Senhorino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário