"É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus.
Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos.
Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam.
A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição.
Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança".
Lucas 8:11-15
Ola! que bom poder estar com vocês em mais um dia!
Chegamos ao terceiro dia do nosso estudo na parábola do semeador, hoje estudaremos sobre o segundo tipo de terreno(coração): o cheio de pedras.
Já morei na roça, e sei bem que tipo de terreno é este. No campo, há lugares que são pedregosos com uma fina camada de terra por cima. Se uma semente cair ali, ela pode até chegar a germinar por causa da terra, porém, não irar durar muito porque não tem terra profunda suficiente para criar raízes, o que tem por baixo é só pedra.
Assim acontece com este tipo de terreno(coração) mencionado por Jesus na parábola, a semente (a Palavra) cai no solo (coração) chega a germinar(...recebem com alegria...v.13a), mas não consegue crescer é dar fruto porque não tem terra para aprofundar as raízes (...mas estes não têm raiz, apenas creem por algum tempo...13b) não suportam as adversidades climáticas e a falta de umidade (...mas na hora da provação se desviam...13b).
Este texto dá uma explicação categórica porque existem tantos "crentes desviados", a grande realidade é que estes nunca tiveram seus corações regenerados de verdade, as "pedras" na incredulidade, do pecado, do mundanismo, não foram tiradas. A Palavra de Deus não pode frutificar num coração que teima manter as pedras do pecado e da incredulidade.
Assim como a semente que cai sobre a pedra pode apenas ter uma germinação superficial, sem raízes, sem firmeza, sem crescimento real, assim todo coração que quer a Palavra coexistindo com o pecado terá uma "vida cristã" superficial, infrutífera e temporária.
Jesus afirma que estes "...na hora da provação se desviam...v.13", Em Deuteronomio 8.2 lemos assim:"E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus tem te conduzido durante estes quarenta anos no deserto, a fim de te humilhar e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos".as provações existem exatamente para mostrar o que há em nosso coração, nós revelamos quem realmente somos nos momentos extremos.
Você já examinou o seu coração hoje? já refletiu sobre sua vida? será que ainda existem pedras que precisam ser retiradas para que a Palavra de Deus cresça e frutifique em sua vida? pense nisso!
André Senhorino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário