terça-feira, 16 de julho de 2013

INJUSTIÇA SOCIAL TAMBÉM É PECADO!


"Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais.

Por isso o prudente se cala em tais situações, pois é tempo de desgraças.
Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam.
Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o SENHOR, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José".
Amós 5:12-15

Olá amados! Com alegria no coração mais uma vez vamos juntos meditar na Palavra de Deus.
Volto ao Livro do profeta Amós, um dos meus profetas preferidos, pois Amós trás em seu livro temas que são atuais para os dias de hoje, e um dos temas abordado com grande enfase em seus escritos é a injustiça social. 
O texto que uso para abrir este post, mostra Deus através do profeta repreendendo o povo de Israel "por seus grandes pecados"v.12, mas que "grandes pecados" eram estes? no próprio verso 12 lemos:
1. "vocês oprimem o justo", o verso 11 explica melhor:"vocês oprimem o pobre e forçam a dar-lhes o trigo", como hoje, os mais pobres eram os mais oprimidos pelos impostos injustos.
2. "recebem suborno", a desonestidade, a corrupção aumentava os ganhos dos mais ricos.
3. "impedem que se façam justiça aos pobres nos tribunais", as leis e sistemas jurídicos eram manipulados para que a injustiça, o interesse dos mais poderosos sempre prevalecessem e os mais pobres não tivessem o acesso a um julgamento justo.
É interessante notar em que nenhum momento Deus cita entre estes "grandes pecados" de Israel nenhum "pecado cabeludo" como prostituição e adultério, por exemplo. Deus aqui quer nos mostrar que aquelas atitudes que contribuem para a injustiça social também são pecados.
Israel foi exortada a se arrepender porque suas atitudes contribuíam para a corrupção, injustiça nos tribunais, aumento da miséria entre o povo, opressão social pelos impostos injustos, favorecimento ilícito dos mais poderosos em detrimentos dos mais pobres, aumentando assim as injustiças sociais.
O que me entristece, e creio que muito mais a Deus, é que a igreja do seculo 21 continua a cometer estes "grandes pecados" e parece não ter nenhuma consciência disso.
Quero deixar claro que não estou aqui pregando a "teologia da libertação", não estou aqui querendo reduzir o evangelho a algo meramente sociológico, mas a verdade é que injustiça social também é pecado, e a igreja não pode pactuar com isso!
A igreja hoje tem se associado com governos injustos e corruptos; ela tem se prestado ao papel de "curral eleitoral" de políticos inescrupulosos; ela tem colaborado com sistemas capitalistas opressores, que deixam o rico mais rico e o pobre mais miserável; ela tem sido complacente com injustiças jurídicas; ela tem se furtado de seu papel de assistência social, pois tem fechado seus olhos e ouvidos para a miséria e sofrimento das ruas e se fechado nas suas quatro paredes em seus "eventos espirituais".
A igreja hoje, ao invés de "sal da terra e luz do mundo", tem sido muitas vezes promotora das ações que contribuem, em muito, para as injustiças sociais, para o abismo social que temos assistido todos os dias pela mídia e ao vivo e a cores em nossas porta. Senão por ações, mas também por sua omissão e covardia.
Não adianta, por exemplo, a igreja distribuir meia dúzia de cestas básicas para famílias miseráveis se depois, em tempos de campanha, apoia políticos corruptos que vão desviar recursos da saúde e educação, aumentando ainda mais as mazelas sociais.
A igreja precisa rever, com urgência  seu papel na sociedade como promotora de justiça tanto divina quanto social.
Pois, a Palavra de Deus nos ensina que Evangelho também é dar pão a quem tem fome, também é combater a corrupção politica, também é lutar contra as desigualdades sociais, também é lutar por uma sociedade mais justa.
Pense nisso!

André Senhorino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário