segunda-feira, 13 de junho de 2011

SALVAÇÃO É DE GRAÇA!

“pela graça sois salvos por meio da fé, e isto não vem de vós e dom de Deus”. Aos Efésios 2.8.






Conta-se que um camponês europeu atravessou o oceano para tentar a vida na América. Tudo, porém não passou de um sonho, uma vez que não tendo conseguido realizar os seus planos, resolveu voltar para a sua terra natal.
Com algum sacrifício comprou de volta uma passagem marítima. No embarque levou consigo alguns pães pretos e um saquinho de nozes.
O migrante, a cada dia da viagem, alegremente, comia pão com nozes. Depois de uma semana, porém, já enfastiado daquela comida, teve grande desejo por uma verdadeira refeição. Até porque, da cozinha vinha sempre um cheiro tão agradável e sedutor, que ele já não estava suportando.
Foi quando perguntou a um outro passageiro se ele sabia quanto custava um almoço daquele navio. Olhando admirado para o migrante, o homem disse-lhe que gostaria de ver a sua passagem. Então, depois de observá-la atentamente, chamou a atenção do viajante e, apontando para uma frase do bilhete onde dizia que as refeições estão incluídas no preço da passagem, perguntou-lhe: Você não sabia disso? Vá depressa ao restaurante e coma à vontade, ela já foi paga!.

Sabe, apesar de esta história parecer absurda, muitos crentes parecem estar agindo da mesma maneira que este viajante: acham que devem pagar o que já esta pago.
Fico ouvindo crentes se referindo a salvação e usando expressões do tipo: “temos que pagar o preço”, “temos que fazer por onde” ou “fazer por merecer a salvação” etc, e diante disso fico me questionando se estas pessoas realmente entenderam o evangelho, se elas têm convicção de sua salvação e, o que é pior, se elas realmente são salvas!
A Palavra de Deus não deixa duvidas: a salvação, e eterna, já foi paga na cruz do calvário!: “Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados,
mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito”. I Pedro 1.18,19. foi preço de sangue.
Em Colossenses 2.13, 14. Lemos: Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,
e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, Pagou completamente a divida.
Deus deu a coisa mais preciosa que Ele possuía, ou seja, o seu Filho unigênito (João 3.16) como o preço do resgate por nossa salvação, e será que alguma coisa precisa ser paga? Com certeza não!
E porque Deus fez isso por nós? Porque somos “bonzinhos”, ou “fizemos por merecer”, ou “pagamos algum preço” claro que não!  a Bíblia nos diz em Romanos 5.8: “Deus prova o seu amor para conosco, pois Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. E no versículo 10 também lemos que “quando éramos inimigos... fomos reconciliados pela morte de seu Filho”, Deus não esperou ninguém ficar “bonzinho”, “fazer por merecer”, ou “pagar o preço”, para Ele mandar seu filho para morrer em nosso lugar, pelo contrario, nós éramos perdidos pecadores, “inimigos” de Deus e mesmo assim, apenas por sua maravilhosa graça, nos amou e enviou seu único filho para pagar o preço de nossa salvação.
A iniciativa da salvação foi dada por Deus não pelo homem É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção”
I Corintios: 1.30.N.V.I.
A salvação é obra da ação soberana e sobrenatural de Deus em favor do homem. Mateus 11.25-27 Lemos:"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”. Vejamos também João 6. 37-39, 44, 65: “Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.
Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou.
E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.” “Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.” “E prosseguiu: "É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”. Em Éfesios 1.4-7 também diz: “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença”.
Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus.

Não há nada que o homem possa fazer para possibilitá-la, merecê-la ou, muito menos, pagá-la!
Para terminar, todos nos conhecemos Romanos 3.23 que diz : “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, porém, o verso seguinte declara de modo claro e inequívoco: “sendo justificados GRATUITAMENTE POR SUA GRAÇA, por meio da redenção que há em Cristo Jesus” v.24.
Depois de tudo isto que a Palavra de Deus nos ensina você ainda acha que somos salvos por nossos méritos ou que podemos fazer algo para merecê-la?
Ontem a noite vi parte de uma reportagem onde pessoas se auto flagelavam com chicotes, carregavam pesadas cruzes outras chegavam até mesmo a se pregarem em cruzes! Tudo isso, segundo elas, para se penitenciar, ou seja, “pagar por seus pecados”, merecerem algum favor de Deus.
É algo absurdo, mas vindo de pessoas que não conhecem o evangelho de Cristo até posso compreender, agora, o que eu não consigo entender e muito menos aceitar é que pessoas que, pelo menos dizem, conhecem o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo terem posturas que de nada diferem destes ignorantes ao evangelho.
É duro ver crentes que encaram, por exemplo, o jejum como um tipo de “penitencia” por seus pecados, ou outro que acha que quantos mais tempo ele passar no monte mais “merecedor” dos favores divino será, ou pastores que diante de ovelhas que arrependidas e machucadas, que confessam seu pecado no gabinete, ao invés de encontraram graça e misericórdia, recebem frieza e castigo, precisam pagar “penitencia” por um bom tempo, por que parece que o perdão de Deus é a vista, mas o da igreja é a prazo ( e haja prazo!).
Meus irmãos, a salvação é totalmente gratuita, pela graça de Deus, o perdão divino não tem escalas, é a vista, imediato, sem necessidades das “penitencias gospel” que certas igrejas criaram, pois estas atitudes diminuem e, por que não dizer, tentar cancelar o sacrifício redentivo que Cristo fez por nós na cruz do calvário.
Que a gratuita graça de Deus esteja convosco!

André Senhorino.

 ASSISTA AO CLIP DE HOJE E MEDITE SOBRE A GRAÇA DE DEUS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário